Abertas as inscrições para Prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro 2015

Por: GIFE| Notícias| 09/04/2015

Brasileiros criadores de iniciativas socioambientais inovadoras com mais de três anos de atuação já podem concorrer ao Prêmio Empreendedor Social. E os mentores de projetos mais recentes, com um a três anos, devem se candidatar ao Empreendedor Social de Futuro. As inscrições 2015 vão até o dia 17 de maio, somente pelo site.

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Empreendedor Social e para o 7º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. Mais importante e respeitado reconhecimento da América Latina para empreendedores socioambientais inovadores, o Empreendedor Social é promovido no Brasil pela Folha de S. Paulo, em parceria com a Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora da premiação no mundo. O concurso laureia líderes que encabeçam projetos sociais e ambientais existentes há mais de três anos e que já impactaram positivamente as comunidades onde atuam.

Já o Empreendedor Social de Futuro é dedicado aos candidatos de até 35 anos que estão à frente de iniciativas mais recentes, com um a três anos de atuação. Essa premiação foi criada exclusivamente pela Folha em 2009 e utiliza os mesmos parâmetros internacionais da Schwab para avaliar e contemplar propostas inovadoras que ainda precisam de visibilidade e de capacitação para aumentar sua atuação e influência.

“O Prêmio Empreendedor Social nos permite identificar e reconhecer líderes inovadores e com forte impacto social nas mais diversas áreas, como saúde, educação e meio ambiente. E o Brasil tem sido um ótimo exemplo, com muitos inscritos todos os anos”, destaca o diretor associado para América Latina e África da Fundação Schwab, Kenneth Turner.

Para o editor-executivo da Folha de S. Paulo, Sérgio Dávila, “a seleção rigorosa a que todos os candidatos são submetidos, há mais de uma década, sob o comando da equipe de jornalismo da Folha, faz com que os finalistas e ganhadores sejam empreendedores realmente focados e dedicados a causas impactantes e transformadoras”.

Benefícios para finalistas e vencedores

As inscrições da edição 2015 vão até o dia 17 de maio, exclusivamente pelo site. Em seguida, o processo seletivo estende-se até o mês de outubro. E a premiação ocorre entre novembro e dezembro. Vencedores e finalistas dos Prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro terão seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha de S. Paulo, assim como no site da Folha. Todos receberão um kit com um extenso e completo relatório de avaliação, segundo os exigentes critérios das premiações, além de fotografias e vídeo jornalísticos sobre seu trabalho, para uso livre de divulgação.

Assessoria jurídica e de gestão e bolsas de estudo para cursos, congressos e seminários também fazem parte do pacote de benefícios. Os finalistas com idade inferior a 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Todos os que tiverem entre 20 e 30 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Global Shapers do Fórum Econômico Mundial serão indicados para receberem o título de Global Shapers. No âmbito internacional, o vencedor do Prêmio Empreendedor Social participará, com despesas de transporte e hospedagem pagas, do Fórum Econômico da América Latina de 2016.

Os finalistas do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro com menos de 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial também serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Os que tiverem entre 20 e 30 e que corresponderem aos critérios da organização Global Shapers do Fórum Econômico Mundial serão indicados para receberem o título de Global Shapers. O grande vencedor receberá bolsas de estudos, consultorias e aceleração de comunicação com o jornalista Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre, entre outras oportunidades.

Os vencedores de ambas as premiações serão convidados a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, um seleto grupo de líderes sociais brasileiros altamente inovadores que interagem constantemente com apoio, fomento e divulgação da Folha de S. Paulo. Um dos finalistas dos dois prêmios ainda pode concorrer à premiação chamada “Escolha do Leitor”, em que o público vota pela internet no projeto de sua preferência.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional