ACJ Brasil sistematiza conhecimentos e lança publicações

Por: GIFE| Notícias| 25/09/2006

Com o objetivo de oferecer ferramentas para facilitar e qualificar práticas de responsabilidade social dos voluntários, lideranças empresariais e demais interessados, a ACJ Brasil lança três guias: o Guia de Campanhas da ACJ nas Empresas, o Guia de Implantação e Manutenção do Programa Jovem Aprendiz, também chamado de Guia para RHs, e o Guia de Voluntariado ACJ. Neles estão sistematizados conceitos e experiências do Programa ACJ de cooperação entre empresas e organizações sociais de base comunitária que atuam com a causa da juventude e trabalho.

A elaboração dos guias contou com a dedicação e efetiva participação de voluntários dos Comitês de RHs, Apoio e Mobilização e de lideranças da ACJ dentro das empresas associadas. Além dos olhares dos profissionais das empresas, a visão das ONGs também marcam forte presença nos trabalhos, uma vez que estas foram convidadas a participar do alinhamento de conceitos e práticas entre o universo das empresas e o das ONGs de base comunitária parceiras da ACJ.

O Guia do Programa Jovem Aprendiz traz uma série de recomendações e caminhos, destinados, em especial, aos profissionais da área de Recursos Humanos, para a inserção de jovens aprendizes nos quadros das empresas. Mais do que uma obrigatoriedade, a Lei de Aprendizagem (lei 10.097/00) é uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal de jovens de 15 a 24 anos de baixa renda e escolaridade. O foco do manual é a aplicação da Lei de Aprendizagem em parceria com ONGs de base comunitária, em sintonia com políticas de responsabilidade social das empresas.

Outra forma de colaborar com inclusão social de jovens é por meio do investimento social e do trabalho voluntário. O Guia de Campanhas oferece, passo-a-passo, desde a formação de um comitê até a fase de mobilização permanente, instruções para a realização de campanhas internas da ACJ em empresas.

Também o Guia de Voluntariado ACJ sistematiza conceitos e práticas de cooperação entre as empresas associadas, as ONGs de base comunitária, e os projetos e jovens apoiados. Os voluntários podem contar agora com um manual repleto de informações sobre o Programa ACJ e orientações para auxiliá-los no dia-a-dia de suas atividades junto aos jovens e ONGs, como, por exemplo, técnicas de apresentação em sala de aula. Como afirma Jaqueline de Camargo, superintendente de projetos, “”o coração da ACJ, o centro gerador de recursos humanos e financeiros, são os funcionários das empresas, e os Guias têm o papel de organizar um conjunto de informações úteis para que os funcionários voluntários possam cada vez mais ampliar a esfera de apoio da ACJ à ′causa da Juventude e Trabalho′ no Brasil””.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional