Ações do Instituto Yamana em 2018 reforçam compromisso social

Por: Instituto Yamana| Notícias| 27/05/2019

Ao longo de todo o ano de 2018, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental realizou uma série de ações que se mostraram efetivas na aproximação com as comunidades com as quais trabalha. Foram iniciativas voltadas para educação, responsabilidade social, meio ambiente e cultura.

Os programas e as ações desenvolvidas possuem o objetivo de estimular pesquisas e incentivar valores importantes como o voluntariado, a ética, a cidadania e a democracia e contam com a parceria de diversas instituições. O resultado de tudo isso pode ser traduzido em alguns números. Foram 108 ações; mais de 140 mil pessoas beneficiadas; o Programa Integrar contemplou cerca de 7,5 mil pessoas; nas ações do Dia Integrar foram realizados mais de 31 mil atendimentos; o Seminário de Parcerias teve impacto direto em 49,1 mil pessoas.

“Mais do que números, os resultados são a concretização dos nossos princípios institucionais, base da nossa atuação; e refletem o compromisso com as comunidades com as quais trabalhamos e convivemos”, afirma o diretor executivo do Instituto Yamana, Osvaldo Julio da Silva Filho.

Dia Integrar

O Dia Integrar faz parte do Programa Integrar, que o Instituto Yamana promove para proporcionar mais qualidade de vida nas comunidades em que está presente. A cada ano, as atividades são desenvolvidas de acordo com a demanda da população. Em 2018, o número de atendimentos na Bahia e em Goiás chegou a mais de 31 mil, em um trabalho que contou com a participação do poder público, de agentes econômicos e voluntários.

Durante um dia inteiro, foram realizadas atividades gratuitas de prestação de serviços para a população e outras voltadas para lazer, esporte, meio ambiente e cultura. Além disso, a Mineração Maracá apresentou três estandes para apresentar iniciativas das áreas de Recursos Humanos, Meio Ambiente e Brigada de Emergência.

Seminário de Parcerias

Outro compromisso com a responsabilidade social foi o Seminário de Parcerias. Na edição do ano passado, o Instituto selecionou 35 novos projetos propostos por organizações sociais para o desenvolvimento sustentável das regiões em que a empresa está presente. As iniciativas integram as categorias Geração de Renda; Educação; Saúde; e Assistência Social, e são voltadas para as comunidades Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás e Campinorte, em Goiás; e para o município de Jacobina (sede e zona rural), na Bahia.

Em Jacobina e comunidades rurais de seu entorno serão realizados 21 projetos. Os outros 14 irão beneficiar os municípios de Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás e Campinorte.

Voluntariado

O programa de voluntariado em 2018, atendeu 366 pessoas. Nossos empregados de forma organizada e espontâneas, se engajaram e apoiram causas sociais, como o trabalho na Casa das Missionárias de Caridade de Jacobina, que ganhou nova pintura e limpezas de terreno e jardim.

No Centro de Educação e Cultura de Itapicuru (CECI), os voluntários ofereceram aulas gratuitas de boxe, ginástica, dança e massoterapia aos moradores. A iniciativa foi realizada dentro do programa “Saúde Ativa”, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Outras ações de destaque na região foram a Campanha do Agasalho, que arrecadou 3.120 peças para doação, e o Natal sem Fome, com a entrega de 900 cestas básicas e peru natalino para famílias em situação de vulnerabilidade.

Empreendedorismo

Durante o ano de 2018, o Instituto promoveu e apoiou iniciativas de fomento e incentivo ao empreendedorismo. Em Jacobina, o curso “Seja Empreendedor”, realizado em parceria com o Sindicato dos Comerciários, e o II Seminário da Mulher Empreendedora de Jacobina reuniram moradores da comunidade. Já nas comunidades de Itapicuru e Jaboticaba, a ação de destaque foi a visita à Associação Orquídea Negra, na comunidade rural de Saúde, para conhecer de perto o trabalho de geração de renda que é desenvolvido por lá.

Em Goiás, uma das principais atividades foi o Fórum de Dinamismo Econômico, em Alto Horizonte. O evento teve apoio do Instituto Yamana e mobilizou cerca de 25 lideranças de diversos setores para discussões na Câmara, envolvendo representantes do poder público e sociedade civil. Também foi promovida uma capacitação conceitual nos temas de crescimento, desenvolvimento e dinamismo econômico. Outra iniciativa foi a Semana da Comunidade, com palestras nas escolas sobre empreendedorismo, preparação para o mercado de trabalho e teste vocacional; e atividades para cooperativas sobre a capacidade de empreender e inovar.

Saúde

Durante a Semana da Saúde promovida pelo Instituto Yamana nas comunidades de Itapicuru e Jaboticaba, na Bahia, os moradores fizeram consultas com clínico geral e nutricionista, realizaram exames de sangue e teste glicêmico e participaram de palestra. O evento também ocorreu na Mineração Maracá, com atividades de aferição de pressão, teste glicêmico, dicas de alimentação saudável e exames de PSA. Na ocasião, o refeitório ofereceu cardápio especial, com foco em alimentação saudável.

A qualidade de vida dos colaboradores da empresa também foi tema de destaque ao longo do ano. A partir de três temas – Saúde e Segurança; Realização Profissional; e Vida Pessoal e Familiar -, os colaboradores da Jacobina Mineração e Comércio foram convidados a participar de atividades sobre alimentação saudável, prevenção de doenças cardíacas, hipertensão e qualidade do sono. As ações integraram o programa “Estilo de Vida Mineiro”.

Material produzido pelo Instituto Yamana

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional