Ações sociais não chegam a 57% dos lares de pobres

Por: GIFE| Notícias| 28/03/2006

O estudo Aspectos Complementares à Educação e Acesso às Transferências de Renda de Programas Sociais mostrou que pelo menos 57% dos domicílios brasileiros com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 150) não são atendidas por nenhum programa de transferência de renda.

Com base em dados da PNAD 2004 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a pesquisa mostra que cerca de 6,85 milhões de lares pobres não recebem qualquer tipo de auxílio financeiro – nem do governo federal, dos governos estaduais ou das prefeituras.

O trabalho, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), traça um perfil dos domicílios que recebem ajuda financeira. O relatório mostra que 53% das famílias com renda per capita de até um quarto de salário mínimo (R$ 75) tem pelo menos um morador que recebe algum tipo de auxílio financeiro do governo.

O levantamento ainda revela que a taxa de desemprego entre os chefes de família dos domicílios beneficiados é menor do que entre os que não recebem o auxílio financeiro. Enquanto no primeiro grupo o nível de ocupação é de 79,1%, no segundo ele fica em 73,7%.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional