Acolhimento familiar: campanha publicitária de Campinas ganha dimensão nacional

Por: Fundação FEAC| Notícias| 30/06/2017

Com o slogan “A tempestade passa, mas a vida continua”, a campanha publicitária Família Acolhedora, desenvolvida pela agência Soma Criativa, de Campinas/SP, está acessível para quaisquer municípios interessados em utilizar as peças. O material está disponibilizado no site do Ministério do Desenvolvimento Social .

Divulgada pela primeira vez em 2012, a campanha alcançou bons números e conseguiu atingir seus objetivos. A ideia surgiu de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, como gestora dos serviços de acolhimento familiar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), que deu apoio financeiro com a deliberação de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), além da Fundação FEAC, que atuou como articuladora para que a campanha fosse idealizada, produzida e veiculada.

Com o objetivo de sensibilizar e atrair famílias interessadas em acolher, por tempo determinado, crianças e adolescentes afastados judicialmente de seus familiares, a prefeitura de Campinas doou ao MDS os direitos sobre as peças da campanha. Para os diretores da Soma Criativa que elaboraram o conceito criativo, Humberto Almeida e Roberto Galian, a campanha é muito singela, simples e objetiva. “Buscamos esta simplicidade na utilização da imagem do guarda-chuva acolhendo uma família. Este guarda-chuva abriga mais de uma pessoa, até nas tempestades. É uma imensa honra poder contribuir para o despertar pelo cuidado infantil, é muito gratificante. Este cuidar ajuda famílias a se transformarem e superarem dificuldades da vida”, ressaltou Roberto.

A campanha publicitária conta com peças como cartazes, folhetos, vídeo, spot, anúncios de mídia impressa, entre outras. A Soma Criativa abriu mão de todos os direitos autorais.

Acolhimento em Campinas             

O programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.

Em Campinas/SP, o Acolhimento Familiar é de responsabilidade de dois serviços: o SAPECA, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal de Campinas e o Conviver, executado pela Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEDHA, Guardinha.

Atualmente, o SAPECA conta com 13 crianças recebidas por 13 famílias acolhedoras. Já o Conviver, tem 14 crianças acolhidas em 10 famílias, ou seja, existem famílias que acolhem mais de uma criança.

As famílias interessadas em participar do programa como Famílias Acolhedoras devem entrar em contato com os Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de Campinas pelos números (19) 3772-9697 e 3256-6067 ou e-mails: [email protected] e [email protected]

Informações: www.familiaacolhedoracampinas.org.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional