Africanos criando soluções para a África

Por: | Notícias| 10/07/2006

Alliance

A TrustAfrica, uma nova fundação que promete soluções africanas para os problemas africanos, foi finalmente lançada. Ela acaba de desenvolver um site bilíngüe, começou a recrutar funcionários e alugou um escritório para a sua sede em Dacar, Senegal.

“”A TrustAfrica assinala uma nova abordagem de filantropia e desenvolvimento na África′, diz o diretor-executivo Akwasi Aidoo. “”Em lugar de seguirmos as orientações dos doadores ocidentais, ajudamos as instituições africanas a trabalharem juntas na definição de nossas prioridades e no mapeamento de nosso próprio curso para o futuro””.

Dirigida exclusivamente por africanos, a TrustAfrica ajuda organizações de todo o continente a trabalharem juntas para criar soluções para os desafios da violência, da discriminação e do isolamento econômico. Com um orçamento anual de $4 milhões, organiza workshops para a definição de agendas, faz doações para projetos de colaboração e fornece assistência técnica para fortalecer as instituições africanas.

A TrustAfrica começou em 2001 na Fundação Ford. Sua premissa era de que os africanos precisavam ter uma voz mais forte entre os doadores internacionais e os recursos filantrópicos que eles controlam. Durante a fase-piloto, o TrustAfrica organizou uma série de workshops que atraiu 160 figuras proeminentes de todo o continente para definir prioridades e mapear as estratégias de financiamento. Ela fez ainda doações no valor de $7 milhões para 24 projetos que avançam em direção a esses objetivos, incluindo um financiamento de $200.000 para o Fundo de Ação Urgente – África para os seus esforços de proteção aos direitos humanos.

A fundação tem um compromisso de manter os mais altos padrões éticos, para si e seus financiados. Promove administração sólida, governança transparente, comunicação efetiva e resultados sustentáveis, fazendo pequenas doações para assistência técnica. Com a inauguração de sua sede em Dacar, se torna uma fundação totalmente independente e completamente africana.

Para obter mais informações:
Entre em contato por e-mail com Akwasi Aidoo, ou Chris Reardon, ou visite o site www.trustafrica.org

Leia também:
Desenvolvimento de liderança, liderança para o desenvolvimento
Investimento deve beneficiar comunidade em primeiro lugar
Mapeamento identifica baixo índice de avaliação sobre alianças e parcerias

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional