Aliança pelo Impacto lança chamada pública para mapear avanços em 2019

Por: GIFE| Editais| 09/03/2020

Anualmente, a Aliança pelo Impacto realiza uma consulta pública com o objetivo de promover uma escuta dos atores do campo de investimentos e negócios de impacto a fim de conhecer e registrar ações, programas e projetos de destaque realizados no ano anterior. 

Qualquer pessoa ou organização – incubadoras e aceleradoras, universidades, fundos de investimentos, gestores públicos, investidores, até os próprios empreendedores – que tenha implementado uma iniciativa com objetivo de fomentar o ecossistema de investimentos e negócios de impacto pode participar da chamada. Vale reforçar, entretanto, que não se trata de registrar produtos e serviços disponibilizados pelos negócios de impacto ao longo de 2019, mas sim as iniciativas que tenham apoiado a jornada de empreendedores; apresentado uma forma nova, melhor ou mais abrangente de atuar no campo; qualificado a participação de investidores ou ampliado o debate em torno da agenda de impacto no Brasil. 

Cada pessoa que acessar a plataforma poderá relatar cinco iniciativas, os motivos pelos quais podem ser consideradas inovadoras e o endereço online que contém mais informações. 

Análise das recomendações 

Em 2015, ainda sob o título de Força Tarefa de Finanças Sociais, a Aliança definiu 15 recomendações para o campo, envolvendo metas de desenvolvimento e engajamento de novos atores, como famílias de alta renda, fundações, academia, governos, aceleradoras e fundos de investimento, entre outros. 

Com prazo de cinco anos, as recomendações entraram, em 2020, em um período de análise sobre o avanço produzido em cada uma delas. Por isso, além de mapear as realizações no campo em 2019, a consulta aberta também irá possibilitar que cada respondente reflita sobre o amadurecimento dos investimentos e negócios de impacto no Brasil desde 2015. 

Relatório e lançamento 

Quatro critérios serão utilizados na seleção das iniciativas para compor o relatório: alinhamento da ação ao campo de investimentos e negócios de impacto, grau de inovação, potencial de reflexão ou impacto que proporciona ao campo e disponibilidade dos resultados para conhecimento público. 

As percepções captadas pelo preenchimento do formulário são registradas, analisadas e sistematizadas, dando origem a um relatório que tem sua divulgação prevista para junho, durante o Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto, que será realizado pelo ICE nos dias 30 de junho e 01 de julho, em São Paulo. 

Participe

O formulário da consulta permanecerá aberto para respostas até 20 de março. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para [email protected].  

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional