Almanaque aborda questões socioambientais do Brasil

Por: GIFE| Notícias| 28/02/2005

O Instituto Socioambiental (ISA) lançou recentemente o Almanaque Brasil Socioambiental. A publicação foi patrocinada pelo Grupo AES, por meio das empresas que o compõem: Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e AES Uruguaiana.

São 12 capítulos temáticos, 75 verbetes e 12 ensaios fotográficos, resultado da participação de mais de 100 colaboradores. Os temas passam pelo uso sustentável dos recursos naturais, conflitos sociais, problemas urbanos, biodiversidade e depredação ambiental. O livro traz ainda um novo olhar sobre os diferentes ambientes brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Zona Costeira) e as grandes questões socioambientais contemporâneas, apresentando a relação entre elas e alternativas que conciliem desenvolvimento e valorização da diversidade socioambiental do país.

Para diversos dos temas foram incluídos casos paradigmáticos, curiosidades, referências bibliográficas e dicas de participação. Há ainda uma relação de 395 endereços de organizações governamentais e da sociedade civil que atuam na área e um mapa-pôster dos ambientes brasileiros.

O Almanaque Brasil Socioambiental está à venda em livrarias e na loja virtual do site do ISA (www.socioambiental.org). Parte da tiragem foi destinada a bibliotecas e escolas públicas de todo o país.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional