Iniciativa da Fundação Avina lança primeiro edital para projetos de tecnologia cívica

Por: GIFE| Editais| 20/03/2017

A Fundación Avina, a Avina Américas e a Omidyar Network acabam de lançar a Aliança Latino-americana para a Tecnologia Cívica (ALTEC), um fundo de investimento de 3,5 milhões de dólares para impulsionar o desenvolvimento e a promoção das plataformas e aplicativos que busquem encontrar soluções de interesse público por meio da tecnologia. A proposta é melhorar a transparência e a prestação de contas dos governos, combater a corrupção e facilitar o acesso dos cidadãos a serviços públicos de qualidade.

A ALTEC é a renovação do Fundo Acelerador de Inovações Cívicas – criado em 2013 pela Avina e a Omidyar Network – que tem sido reconhecido pela comunidade como o principal promotor do setor das tecnologias cívicas latino-americanas. O Fundo investiu 2,3 milhões de dólares num período de três anos, alcançando o desenvolvimento e o posicionamento de 26 plataformas e aplicativos em nove países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Agora, a ALTEC divulga seu primeiro edital para apoiar plataformas inovadoras de tecnologia cívica com capacidade para transformar ação em impacto significativo, por meio da promoção da participação cidadã e da institucionalidade democrática.

“Quando combinamos o uso da tecnologia cívica e a experiência de mobilização das organizações da sociedade civil da América Latina mediante a ativação de estratégias online/offline, fica fortalecida a capacidade dos cidadãos para influenciar na criação/adequação de políticas públicas e para trabalhar ativamente na construção de uma América Latina mais transparente e justa”, comenta Lucia Abelenda, responsável regional da Fundación Avina para o Programa Tecnologia para o Cambio Social.

Podem enviar propostas organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e pequenas empresas tecnológicas da América Latina. A iniciativa oferecerá apoio técnico e econômico – entre 100 mil a 150 mil dólares – para aproximadamente 20 iniciativas com duração entre 18 e 24 meses.

O edital contempla três linhas de ação: 1. Desenvolvimento de novas plataformas ou aplicativos de tecnologia cívica (TC), voltada para iniciativas conjuntas de organizações da sociedade civil e desenvolvedores; 2. Fortalecimento da capacidade de impacto de iniciativas de TC (escala ou replicação), também voltada para o mesmo público; e 3. Iniciativas de TC com modelos de negócio empresarial, direcionada para startups ou empresas com modelos de negócios baseados em TC.

Entre os temas de interesse do edital estão: transparência, redução de contas, participação cidadã, jornalismo cidadão e uso de dados abertos. Serão priorizados também projetos que contemplem a perspectiva de gênero e utilizem softwares livres.

Além dos recursos financeiros, a ALTEC irá acompanhar os projetos selecionados, oferecendo ferramenta e capacitações em assuntos como sustentabilidade financeira, comunicação, captação de recursos, liderança, desenvolvimento tecnológico, entre outros.

Inscrições

Os interessados em participar do edital podem acessar aqui o regulamento e fazer sua inscrição até o dia 31 de março por meio de um formulário online. Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional