Aluna e professora do PR são vencedoras do Prêmio Escrevendo o Futuro

Por: GIFE| Notícias| 11/12/2006

Kelli Carolina Bassani, aluna da 4ª série da escola municipal Walter Fontana, de Toledo (PR) e sua professora Salete Conceição Dallanol foram vencedoras da terceira edição do Prêmio Escrevendo o Futuro. O concurso, uma iniciativa da Fundação Itaú Social, envolveu mais de 1,6 milhão de estudantes de todo o País que, orientados por seus professores, escreveram textos de poesia, artigo de opinião e memórias sobre “”O Lugar Onde Vivo””. A cerimônia de premiação foi realizada ontem (4/12), no Memorial da América Latina.

Kelli foi vencedora na categoria Memórias. A aluna Carla Marinho Xavier e a professora, Maria Luiza Alves da Silva, do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, de Macaé (RJ), ficaram em primeiro lugar na categoria artigo de opinião. O prêmio para o artigo de opinião ficou com a estudante Joice Zilli da Silva e sua professora Édina da Silva de Freitas, da escola Antonio Colonetti, de Içara (SC).

Os alunos vencedores ganharam uma bolsa de estudos para o ensino superior, no valor de R$ 30 mil. As professoras também foram premiadas com bolsa para cursos especialização/extensão, enquanto as escolas ganharam livros para constituição ou ampliação de suas bibliotecas, além de 10 microcomputadores e uma impressora para montar ou melhorar o laboratório de informática. Estavam na disputa final do Prêmio 21 duplas de alunos e professores. Os finalistas e suas escolas já haviam sido premiados com um computador nas semifinais regionais.

A qualidade dos textos estava tão alta que a comissão organizadora fez três menções honrosas. Na categoria Poesia, ganharam Vinicius Cardoso Pereira e sua professora Joana Darc Rosário da Silva Melazzo, da escola Leandro José de Oliveira de Uberlândia (MG). Na categoria artigo de opinião, as homenageadas foram Ana Laura de Queiroz Sá e a educadora Rosimeire Aparecida Ferreira, da escola Torquato Minhoto, de Bauru (SP). E na categoria memórias, a estudante Camila Félix da Silva e a professora Joana Darc Pereira da Silva, da escola Estado da Paraíba, de Crato (CE).

O Prêmio Escrevendo o Futuro é iniciativa da Fundação Itaú Social que tem o objetivo de estimular a leitura e escrita dos alunos de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental das escolas públicas e contribuir para a formação de professores de Língua Portuguesa. Nesta terceira edição, o prêmio recebeu inscrições de 15.461 escolas de todo o País, o que implica em 33.400 professores envolvidos. A adesão ao Prêmio Escrevendo o Futuro tem crescido ano a ano. Em relação à quantidade de escolas inscritas na edição anterior, em 2004, houve um aumento de 50%. Se a comparação for com a primeira, realizada em 2002, a participação foi três vezes maior. Na época, 4.746 escolas concorreram.

O Prêmio Escrevendo o Futuro é realizado em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura. Tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Educação (Consed). A coordenação técnica é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional