Alunos fazem pesquisa sobre a escola do 6º ao 9º ano

Por: GIFE| Notícias| 14/05/2010

Se a educação brasileira vem ganhando mais atenção nas últimas décadas, com maiores investimentos públicos e privados e importantes conquistas, como a universalização do ensino, o segundo segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano) não tem recebido a merecida atenção: raramente é foco de políticas específicas, investimentos privados ou mesmo pesquisas acadêmicas. Esta é uma etapa que apresenta enorme evasão e defasagem idade-série, comprometendo a conclusão do Ensino Fundamental e inviabilizando o acesso ao Ensino Médio.

Com o intuito de chamar atenção para essa etapa esquecida e ouvir da própria escola reflexões sobre suas questões, o Instituto Desiderata está realizando o projeto Megafone na Escola, em parceria com Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo ouvir a opinião da escola sobre os desafios do segundo segmento do ensino fundamental, por meio de uma consulta participativa, onde os próprios alunos são os entrevistadores.
A pesquisa, que acontece de maio a julho deste ano, irá capacitar 120 adolescentes de 8º e 9º anos que entrevistarão 2.400 alunos de 6º e 7º anos, além de 360 professores e gestores de 40 escolas municipais. As oficinas de capacitação dos alunos-entrevistadores começarão no dia 11 de maio e acontecerão em 5 escolas espalhadas pela cidade: Vila Isabel, Vila Kosmos, Vila Valqueire, Taquara e Campo Grande. Nas próximas 3 semanas acontecerão oficinas quase que diariamente em diferentes escolas nesses bairros.
“A metodologia participativa é o diferencial deste pesquisa, que gera grande mobilização e diálogo dentro da escola e também entre as escolas”, ressalta Ana Lima, diretora do Instituto Paulo Montenegro (ligado ao Ibope), um dos parceiros da ação, juntamente com o Cedaps (Centro de Promoção da Saúde), a ONG que capacitará os adolescentes.

A pesquisa pretende trazer um olhar qualitativo para os dados quantitativos já existentes além dos levantados durante a pesquisa, proporcionar a reflexão e o diálogo entre alunos, professores e gestores de diferentes escolas e trazer elementos que dêem subsídios às políticas públicas voltadas para o segundo segmento do Ensino Fundamental.

Escolas Municipais onde acontecerão as oficinas:

POLO 1 – E.M. Republica Argentina (Boulevard 28 de Setembro 125 – Vila Isabel)
POLO 2 – E.M. Cecília Meirelles (Rua Soldado Servino Mengarda 260 – Vila Kosmos)
POLO 3 – E.M. Cândido Campos (Rua Aricanga 310 – Vila Valqueire)
POLO 4 – E.M. Carlos Lacerda (Rua Nacional,320 – Taquara)
POLO 5 – E.M. Venezuela (Rua Amaral Costa, 37 – Campo Grande)

As informações são do Instituto Desiderata.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional