American Express investe em restauração

Por: GIFE| Notícias| 13/02/2006

O Conjunto Franciscano de Olinda, primeiro convento franciscano construído no Brasil, datado de 1585, e tombado como unidade isolada pelo Instituto do Patrimônio Histórico em 1938, será restaurado. O desenvolvimento de um Plano Diretor para a recuperação e manutenção deste patrimônio parte das preocupações da World Monuments Fund (WMF) – organização sem fins lucrativos voltada à preservação de patrimônio histórico, criada pela American Express.

Ao todo, a AMEX destinará US$ 75 mil para realizar o trabalho em cinco fases. A primeira etapa consiste na identificação e avaliação de problemas de conservação física da edificação que apresentem perigo, vulnerabilidade ao dano dos bens patrimoniais. Em seguida, será de avaliação dos potenciais e limites físicos de instalação de novas atividades no conjunto.

Em uma terceira etapa, serão feitos os levantamentos topográficos, arquitetônicos e fotográficos, além de pesquisas históricas e arquitetônicas e mapa de danos. Mais tarde, a quarta fase ou Plano de Gestão tem como objetivo a elaboração de um sistema integrado de gestão da conservação do Conjunto Franciscano. Por fim, encerrando o ciclo, a última etapa do projeto consiste na realização de diversas atividades didáticas para atualização dos profissionais, nas áreas de conservação e restauração do patrimônio e também programas de treinamento.

A iniciativa faz parte de um programa mundial da American Express em prol da restauração de monumentos históricos, iniciada em 1996. A Fundação American Express é patrocinadora fundadora do programa WMF World Monuments Watch (WMW), criado em 1995 para promover a preservação de locais históricos, artísticos e arquiteturais ameaçados em todo o mundo, que anualmente seleciona 100 locais históricos em risco, localizados em todos os continentes.

Além da Fundação American Express e da World Monuments Fund (WMF), a Fundação Maria Nóbrega e o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, também participam da produção do projeto.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional