ANDI abre inscrições para o 3° Concurso Tim Lopes

Por: GIFE| Notícias| 17/07/2006

Já estão abertas as inscrições para o 3° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, com o tema Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Até 31 de julho, repórteres, editores (inclusive executivos) e chefes de reportagem podem se inscrever. Diferentemente da maioria das premiações jornalísticas – que reconhecem matérias prontas -, os participantes apresentam sugestões de pautas especiais. Os escolhidos em cada categoria recebem apoio financeiro e técnico para realizá-las, além de prêmio em dinheiro.

Com essa estratégia, o objetivo do concurso é estimular a imprensa brasileira a desenvolver propostas de pautas que contribuam para ampliar e qualificar a cobertura sobre essas formas de violação dos direitos infanto-juvenis.

Esta 3ª edição traz duas novidades. As categorias “”Jornal”” e “”Revista””, consideradas separadamente nas edições anteriores, foram reunidas em uma única modalidade, denominada “”Mídia Impressa””. Também foi criada a categoria “”Temática Especial””, que irá premiar projetos de reportagens sobre o tema “”Abuso e Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras””. As demais categorias são “”Rádio””, “”TV”” e “”Mídia Alternativa”” (que inclui veículos da Internet).

Para participar, o candidato deverá mandar uma Proposta de Pauta detalhada sobre o tema. Esta deverá conter justificativa, roteiro de produção da matéria ou série de reportagens, pessoas envolvidas, relação dos gastos que serão feitos (estimativa) e das fontes que inicialmente serão ouvidas. A descrição das despesas não poderá conter pagamento de salários dos profissionais ou materiais como fitas de vídeo, nem gastos com edição. Esses custos deverão ser arcados pela empresa de comunicação.

Todas essas informações devem ser apresentadas em formulário próprio disponível no site www.andi.org.br/timlopes. Lá também está disponível o Regulamento completo e o modelo da Carta Compromisso – a qual deverá ser assinada pelo diretor do veículo de comunicação e registrada em cartório, garantindo que a empresa irá apoiar a produção da reportagem caso seu funcionário vença o concurso.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional