Andi e Instituto Votorantim analisam como a mídia aborda juventude

Por: GIFE| Notícias| 25/07/2005

Resultado do monitoramento e da análise de jornais e revistas dirigidos a adolescentes e jovens, de 2002 a 2004, o relatório A mídia dos Jovens foi lançado pela Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e o Instituto Votorantim durante a Oficina de Interação de Jornalistas e Fontes de Informação: Juventude como foco nas políticas e na mídia, realizada em junho, em São Paulo (SP). O encontro reuniu cerca de 100 participantes, entre jornalistas, especialistas e representantes de ONGs juvenis de vários estados brasileiros.

Uma série de pesquisas tem revelado que, hoje em dia, os meios de comunicação exercem grande influência na formação de valores, mentalidades, hábitos e atitudes entre os adolescentes. Essa constatação coloca os jornalistas e as empresas de comunicação frente a desafios em termos de compromisso social, qualificação, inteligência e criatividade.

De acordo com o relatório, o índice de matérias pautadas por questões que podem contribuir para reflexões tem superado o número daquelas sobre assuntos considerados não-relevantes para a formação cidadã dos adolescentes. As matérias relevantes totalizaram 53,85% em 2002, 54,84% em 2003 e 57,54% em 2004. Entre os temas de relevância social, as pautas de educação ocuparam os primeiros lugares.

O patrocínio à área de Mídia Jovem da Andi faz parte do Programa de Comunicação do Instituto Votorantim, que trabalha a comunicação como uma ferramenta para a transformação social, buscando disseminar o conhecimento sobre o jovem, inserir essa temática na agenda pública, refletir sobre as questões que afetam a juventude e difundir boas práticas. Também faz parte desta linha o patrocínio à revista Onda Jovem, de circulação quadrimestral e destinada a jovens, educadores, profissionais do terceiro setor e especialistas.

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