ANDI promove seminário para discutir a agenda social sobre adolescentes em conflito com a lei

Por: GIFE| Notícias| 14/05/2012

*Daniele Próspero – especial para o redeGIFE

Com a proposta de qualificar o debate público acerca do enfrentamento das desigualdades sociais e da inserção social dos adolescentes envolvidos em ato infracional, a ANDI – Comunicação e Direitos irá promover, entre 22 e 24 de maio o Seminário “Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei”, em Brasília. O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Petrobras e o Instituto Camargo Corrêa.

O tema do encontro foi escolhido devido à recente aprovação do projeto de lei do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), cujos parâmetros representam ainda um desafio para a maioria dos municípios brasileiros. Diante disto, para a ANDI, os meios de comunicação de massa podem desempenhar papel relevante no processo de esclarecimento da sociedade sobre a grave problemática dos adolescentes em conflito com a lei. Segundo a ANDI, trata-se de um segmento frequentemente associado à prática de crimes hediondos, mas as estatísticas contrariam o senso comum, demonstrando a prevalência de ações contra o patrimônio (62,8%), sendo o roubo (34,7%) e o furto (22%) as modalidades mais recorrentes. Os crimes contra a pessoa e os costumes representam 13,6% dos atos que geraram aplicação de medida socioeducativa, sendo que os homicídios respondem por 4,1%.

Por isto, a proposta é que, durante três dias, os participantes do seminário possam refletir e debater sobre os potenciais e desafios que se colocam para o aperfeiçoamento do processo de produção jornalística sobre a temática do adolescente em conflito com a lei, tomando em consideração tanto as responsabilidades dos profissionais de comunicação quanto de suas fontes de informação.

Além das palestras e reuniões de pauta, estão previstos seis Grupos de Trabalho: GT 1 – Mídia e Justiça Juvenil – Desafios e Aprendizados na América Latina; GT 2 – Boas Práticas na Cobertura do Tema Adolescentes em Conflito com a Lei; GT 3 – Práticas Inadequadas na Cobertura do Tema Adolescentes em Conflito com a Lei; GT 4 – Recomendações para uma Cobertura Qualificada e Ética das Temáticas Ligadas à Exclusão Social e ao Adolescente em Conflito com a Lei; GT 5 – Lei SINASE, Desafios da Implantação e Cobertura da Imprensa; e GT 6 – Jornalismo de Internet, Redes Sociais e Novas Mídias: como dar voz ao adolescente em conflito com a lei?

Entre os palestrantes estarão presentes: Eliane Trindade, jornalista e escritora (Jornalista Amiga da Criança); Caco Barcellos, editor-chefe do programa Profissão Repórter (TV Globo); Oscar Vilhena Vieira, diretor da Faculdade de Direito (FGV); Gilberto Dimenstein, jornalista (Folha de S. Paulo); Rosa Maria Ortiz, integrante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA); Marcelo Canellas, repórter especial do Fantástico (TV Globo); Eugênio Bucci, jornalista e professor (USP e ESPM); e Carmen Oliveira, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SDH).

O encontro contará ainda com a cerimônia de diplomação de 20 novos Jornalistas Amigos da Criança, que se somam a outros 346 profissionais das diversas regiões do País, reconhecidos pela ANDI desde 1997, assim como o lançamento de duas publicações com foco na interface “imprensa e adolescentes em conflitos com a lei” e o “”Guia de Referência para Jornalistas e a Análise da Cobertura da Imprensa”” – esta última, tendo como objeto a produção de 54 diários brasileiros nos últimos cinco anos.

A programação completa pode ser conferida no site do evento: www.direitosempauta.andi.org.br. Informações pelo telefone: (61) 2102-6508.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional