Aplicativo mapeia falta de água na região metropolitana de São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 19/10/2015

Mais de 8 mil pontos de denúncia de falta d’água, em todos os distritos da capital paulista e em diversas cidades do Estado de São Paulo e do Brasil já foram mapeados pelos cidadãos por meio do aplicativo “Tá Faltando Água” em um pouco mais de um mês de seu lançamento. A iniciativa é da Aliança pela Água – coalização que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, especialistas e movimentos sociais, entre elas o GIFE – como parte da Campanha “#TáFaltandoÁgua”.

Usando os sistemas de geolocalização do próprio celular ou o CEP do imóvel atingido, o aplicativo permite que as pessoas registrem a falta d’agua em sua casa, no trabalho, na escola etc. Assim como no aplicativo de trânsito “Waze”, é possível ver a incidência de falta d’agua em tempo real em toda a cidade, com avatares dos usuários indicando a localização.

Os cidadãos podem acessar o aplicativo pelo site Sala de Crise, para ser utilizado no próprio computador, ou a versão para celulares com sistema operacional Android e iOS, por meio da Play Store, por exemplo.

A campanha incentiva ainda que os internautas usem a hashtag #tafaltandoagua nas redes sociais e enviem fotos, vídeos ou textos, contando como está a situação na sua rua, escola ou bairro.

Marussia Whately, coordenadora da Aliança pela Água destaca que, mais do que apenas chamar atenção para o tamanho da crise dentro da casa das pessoas, o aplicativo permite que as pessoas percebam a dimensão da falta d’água em seus bairros e possam se conscientizar e se mobilizar em torno de soluções conjuntas.

Além disso, a ideia é que, por meio dos dados do aplicativo, a Aliança possa mapear as áreas da região metropolitana de São Paulo que mais estão sofrendo com falta d’água e, por meio dessa ferramenta, estabeleça ações de mitigação dos problemas nas comunidades mais atingidas. Todos os resultados desse grande mapa estão sendo sistematizados e serão divulgados ainda em outubro no site Sala de Crise em formato de relatório e base de dados aberta para análises independentes.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional