Aplicativo Proteja Brasil permite denúncia anônima contra casos de violência

Por: GIFE| Notícias| 11/04/2016

O Proteja Brasil é um aplicativo para smartphones e tablets que permite que o usuário denuncie de forma anônima e segura casos de violência contra crianças e adolescentes, bem como idosos, portadores de deficiência, moradores de rua e outros grupos em situação de vulnerabilidade ou discriminação.

A iniciativa faz parte das ações da Agenda de Convergência, iniciativa nacional criada para proteger crianças de violência em megaeventos como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016, entre outros. A Agenda envolve governos federal, estaduais e municipais, sociedade civil, setor privado e organismos internacionais. Também faz parte da iniciativa global do UNICEF #ENDViolence para o enfrentamento da violência contra crianças em todo o mundo.

Funcionamento

Por meio de geolocalização, o aplicativo mostra telefones, endereços e indicações do melhor caminho para chegar a delegacias especializadas de infância e juventude, conselhos tutelares, varas da infância e organizações que atuam no combate à violência.

Além de ter acesso a estes canais, também é possível ligar para o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou realizar a denúncia pelo próprio aplicativo. Para isso, basta preencher um formulário com dados da vítima e do agressor, incluindo informações como o local onde a vítima se encontra, a frequência em que a violência ocorre, idade aproximada da vítima e do agressor e uma breve descrição do que ocorre. A denúncia é totalmente sigilosa e segura.

É possível ainda denunciar casos de tráfico de crianças e adolescentes, trabalho infantil, negligência, abandono, tortura, violência física, sexual e psicológica.

A ferramenta está disponível para aparelhos com sistema operacional Android ou IOS e é gratuita. Para utilizá-la, basta realizar o download, permitir que o aplicativo tenha acesso a sua localização e dar início à denúncia.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional