Aprendiz Comgás abre inscrições para nova turma de jovens

Por: GIFE| Notícias| 05/05/2008

O Programa Aprendiz Comgás (PAC), uma iniciativa da Companhia de Gás de São Paulo – Comgás em parceria com a organização social Associação Cidade Escola Aprendiz, abre inscrições para nova turma até o dia 30 de maio. A proposta do programa é contribuir na formação de jovens de 14 a 17 anos, estudantes do ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, interessados em desenvolver projetos sociais em suas comunidades.

Serão selecionados 40 jovens para esta 14ª turma. Para participar, os estudantes devem formar grupos de no mínimo quatro e, no máximo, seis integrantes e apresentar uma proposta de ação na cidade de São Paulo. Os jovens selecionados participarão de uma série de atividades educacionais e culturais durante o segundo semestre de 2008. Os aprendizes serão preparados para elaborar projetos, articular parcerias e mobilizar a comunidade para efetiva participação nas ações.

Os jovens participam de atividades como oficina de comunicação, planejamento financeiro, como falar em público, escrita de projeto, mapeamento do local, meio ambiente, cidadania, entre outras, além das atividades externas, como visitas a museus, parques e exposições. Cada jovem será beneficiado ainda com bolsa-auxílio, vale-transporte e lanche. Os encontros acontecerão às terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h, na sede do Programa, no Brás.

Muitos aprendizes continuam em ação em suas comunidades, como o grupo “”Sinfonia””, em que jovens ensinam crianças a tocarem instrumentos musicais, ou o projeto “”Dança da Vida””, que tem como proposta oferecer aulas de jazz para adolescentes no CEU São Carlos, zona Leste de São Paulo.

“”O PAC é uma oportunidade para os jovens mostrarem que são capazes de terem objetivos e responsabilidades. Foi muito importante como uma experiência profissional também””, destaca o ex-aprendiz do PAC, Carlos Costa Santos, do projeto Bola no Pé. “”Eu aprendi todos os passos para tornar um sonho em uma realidade através de um projeto social””, completa o colega Julio Trindade, do projeto Festival Musical.

De acordo com a gerente de Comunicação da Comgás, Bruna Milet, a metodologia de trabalho desenvolvida pelo Programa Aprendiz Comgás é inovadora, pois aposta no potencial juvenil. “”Isso faz parte de nosso compromisso com a sustentabilidade e o comprometimento de buscar o desenvolvimento e melhoria das comunidades onde a empresa atua””, destaca.

Em mais de sete anos de atividades, o PAC já envolveu nesta formação em São Paulo cerca de 1200 jovens coordenadores e executores de mais de 200 projetos sociais, nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura, esporte, cidadania e comunicação.

Os jovens interessados em participar do Programa Aprendiz Comgás devem retirar o regulamento, a ficha de inscrição e a proposta de ação na sede do PAC (rua Alegria, 153, Brás) ou acessar o site: www.aprendizcomgas.com.br. Informações pelo telefone: 3209-0679.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional