Articulação amplia projetos com tecnologias de energia limpa

Por: GIFE| Notícias| 19/06/2006

O Citigroup é o novo parceiro da E+Co para apoiar os projetos desenvolvidos por empreendedores, financiados e apoiados pela filial E+Co Brasil. Esta iniciativa visa estimular novos projetos com foco em desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.

A E+Co Brasil é uma empresa que trabalha exclusivamente com a iniciativa privada, com o objetivo de promover e financiar empreendimentos voltados à aplicação de tecnologias de energia limpa e renovável. Atuando no Brasil desde 2002, a E+Co Brasil investiu mais de US$1 milhão em 11 projetos.

O modelo adotado pela E+Co inclui o EDS (Serviço de Desenvolvimento Empresarial), que ajuda empresas a montar um plano de negócio que garanta o uso apropriado dos recursos. A E+Co complementa este processo de EDS através de financiamento e capital com taxas competitivas para pequenos projetos com necessidades financeiras. A organização trabalha com as seguintes categorias de energia limpa: biomassa, hidroelétrica, geotermal, LPG, solar, eólico e eficiência energética.

Há ainda o Programa de Monitoramento e Avaliação, no qual a E+Co desenvolveu o conceito do Triple Bottom Line (TBL) que mede os impactos não só financeiros, mas também sociais e ambientais.

Os resultados obtidos pela E+Co são conferidos nos indicadores dos projetos, incluindo geração de energia limpa, geração de trabalho, ampliação da rede elétrica em casas antes desprovidas de energia, capacitação para empreendedores, redução da emissão de CO2 e reflorestamento de áreas para plantio de árvores, possibilitando sua utilização como combustível em substituição ao petróleo.

Com esta iniciativa, a E+Co expandirá sua atuação no Brasil, que já conta com projetos bem sucedidos, tais como a construção de uma fábrica de carvão vegetal no Paraná para a empresa Carbo Carvão Vegetal, o desenvolvimento de fontes de energia alternativas em Belo Horizonte com a Engenho 9 e a aplicação de energia solar em Maceió com a Hidrosol.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional