Artigos abordam efeitos da globalização na cultura brasileira

Por: GIFE| Notícias| 19/09/2005

Lançado no último dia 30 de agosto, em São Paulo (SP), o livro Diversidade Cultural – Globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas foi organizado por Leonardo Brant, presidente da Brant Associados e do Instituto Diversidade Cultural. Editada pelo Instituto Pensarte e a Escrituras Editora, a publicação traz artigos que tratam das relações internacionais e dos efeitos da globalização sobre as culturas locais.

Na introdução, Brant explica que o livro trata da necessidade de se desenvolver uma agenda comum entre os povos, para que a troca cultural e o direito de preservação de cada língua e manifestação cultural sejam garantidos. Para isso, foram reunidos textos de autores brasileiros e estrangeiros, traçando um panorama sobre a diversidade cultural no mundo, suas dimensões e implicações no Brasil.

A publicação tem prefácio do ministro da cultura, Gilberto Gil, e é o primeiro título da coleção Democracia Cultural, que busca estabelecer um novo olhar sobre as questões da área. Os outros dois volumes da coleção – Democracia Audiovisual, de André Martinez, e Artes sob Pressão, de Joost Smiers – devem ser editados ainda em 2005.

Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional