Artigos GIFE

Apresentação

A publicação seriada Artigos GIFE publica reflexões e análises de pesquisadores brasileiros de diferentes áreas do saber com o objetivo de estimular, ampliar e disseminar a produção de conhecimento qualificado sobre o campo da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil no Brasil.

A partir da premissa de que a produção de conhecimento sobre esses temas tem um papel fundamental na expansão, diversificação e qualificação da ação pública pela sociedade, a iniciativa também pretende contribuir para ampliar as conexões entre o setor, as universidades e centros de pesquisa, promovendo e apoiando o envolvimento de novos atores com a temática e a circulação ampliada de ideias em torno dela.

Os artigos são selecionados via chamada pública em período específico ou via convite para autores determinados de acordo com o interesse e proposta dos Artigos GIFE.

Edição Atual

Artigos GIFE V4N1 2022

Edições anteriores

Artigos GIFE V1N1 2019
Artigos GIFE V1N2 2019
Artigos GIFE V2N1 2020
Artigos GIFE V2N2 2020
Artigos GIFE V3N1 2021

Normas para publicação

Foco e escopo

Artigos relacionados ao campo da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil no Brasil, abarcando temas e formatos diversos dentro desse escopo.

Os autores podem ser estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores e professores em qualquer área de conhecimento com produção no Brasil.

Condições para participação

Os artigos deverão ser inéditos, produzidos para os Artigos GIFE.

É permitida a coautoria de até 2 autores por artigo.

No caso das chamadas, autores podem enviar até 2 artigos para serem avaliados desde que sigam os formatos e normas dos Artigos GIFE e os temas definidos pela chamada.

A equipe editorial reserva-se o direito de estabelecer um período de quarentena de um (01) ano para a publicação de artigos subsequentes do(s) mesmo(s) autor(es), bem como o direito de vedar a participação desse(s) autor(es) em dois processos de seleção sequencias, seja por meio de chamada pública ou convite.

Diretrizes e processo editorial

Cada artigo deverá seguir as seguintes orientações:

  • ser escrito em português e privilegiando uma linguagem clara e objetiva, livre de jargões técnicos e que facilite a leitura por um público não acadêmico ou especializado.
  • ser enviado em arquivo de Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • ter entre 16.000 e 26.000 caracteres com espaço, sem contar referências bibliográficas.
  • conter no início do documento:
    • título
    • até 4 palavras chave para classificação bibliográfica;
    • nome do/a(s) autor/a(es) de acordo com como desejam ser citados nas referências bibliográficas e minibiografia de, no máximo, 90 palavras;
    • dados de contato (e-mail e telefone) do/a(s) autor/a(es)
    • resumo de 100 a 150 palavras.
  • seguir, de forma geral, as normas da ABNT, especialmente para citações e referências bibliográficas. As referências bibliográficas devem ser incluídas ao final do texto e identificadas pelo subtítulo Referências Bibliográficas.
    • Destaca-se que, para contribuir com os esforços de visibilidade das mulheres na produção acadêmica, as referências bibliográficas devem conter o prenome das autoras e dos autores, não apenas suas iniciais.
  • notas de rodapé não devem ser usadas para referências bibliográficas, devendo ser apenas explicativas. Orienta-se utilizar as notas de rodapé de forma moderada e apenas para trazer informações substantivas, complementares ao texto.
  • referências bibliográficas feitas ao longo do texto deverão seguir o esquema (SOBRENOME DO AUTOR, ano) ou (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. nº de página).
  • as figuras, tabelas e quadros devem ser inseridos ao longo do texto e não ao final como anexo ou apêndice para facilitar a leitura e, idealmente, em formato aberto ou acompanhadas dos arquivos originais nos quais foram criados (por exemplo: Word, Excel, Power Point. .ai .psd.) para possibilitar sua diagramação. Devem, também, estar identificados por legendas numeradas de forma sequencial inseridas acima da ilustração. Abaixo da ilustração devem vir indicadas suas fontes no esquema (SOBRENOME DO AUTOR, ano) ou (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. nº de página). Caso o/a próprio/a autor/a tenha elaborado a ilustração, trazer essa identificação – Fonte: elaboração própria.

Normas de submissão das publicações

O processo até a publicação dos artigos engloba as seguintes etapas:

  1. Revisão editorial: Revisão dos textos pelo corpo editorial dos Artigos GIFE e checagem da adequação do texto às regras da revista.
  2. Adaptação: Retorno dos textos para os autores para ajustes e modificações, se necessário.
  3. Checagem final: checagem do texto após alterações por parte da equipe editorial do GIFE.
  4. Revisão gramatical e ortográfica: revisão ortográfica e de formato com retorno para os autores para conferência e aprovação.
  5. Diagramação e publicação: o artigo será publicado nos Artigos GIFE e nos canais de comunicação e disseminação do GIFE (RedeGIFE, mídias sociais, SINAPSE, etc.).

Para publicações selecionadas por meio de convite a autores especialistas em temáticas específicas, o processo de submissão inicia-se pelo convite e, posteriormente, os artigos passam pelas etapas indicadas acima. Já em processos de chamada pública, os artigos passam previamente por um processo de seleção e avaliação aos quais somam-se as seguintes etapas de submissão:

  • Admissão: verificação pelo corpo editorial dos Artigos GIFE e adequação do artigo às especificações definidas nesta chamada no item regras e diretrizes de submissão.
  • Avaliação técnica: análise do conteúdo do artigo por parte do corpo editorial dos Artigos GIFE em relação a:
    1. afinidade e relevância do tema para o campo do investimento social privado e das organizações da sociedade civil;
    2. capacidade de reflexão crítica;
    3. consistência teórico-metodológica;
    4. pertinência e atualidade da bibliografia/fundamentação teórica;
    5. clareza e fundamentação na exposição do objeto de estudo e na argumentação dos resultados;
    6. rigor na utilização dos conceitos;
    7. pertinência e correção de dados estatísticos e
    8. caráter inovador da abordagem e da contribuição.
  • Pré-seleção: pré-seleção dos artigos pelo corpo editorial dos Artigos GIFE e envio dos textos para avaliação externa de especialistas no campo do investimento social privado e organizações da sociedade civil.
  • Seleção por comitê externo: avaliação por comitê convidado para cada chama específica sem a identificação de autoria para garantir o processo de avaliação pelos pares cega.

Direitos autorais e catalogação

As opiniões, conceitos e análises expressas nos artigos serão de responsabilidade de seus autores e seus conteúdos não representam, necessariamente, as posições dos Artigos GIFE ou do GIFE. Todos os artigos terão o/a(s) autor/a(es) identificados.

Os artigos serão publicados com licença Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional, que garante o reconhecimento da autoria, ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento do conteúdo.

Os autores estão livres para publicar os artigos incluídos na chamada em outros canais, bem como para replicá-los e distribuí-los de modo online fazendo menção ao local de origem da publicação.

Os autores serão exclusivamente responsáveis por qualquer eventual desdobramento resultante da infração de direito autorais, reprodução e/ou utilização indevida das obras e uso indevido da imagem de pessoas.

Os artigos serão publicados individualmente com identificadores universais (ISSN e DOI).

Expediente

Corpo editorial atual

O corpo editorial é formado pela equipe de conhecimento do GIFE e por consultor(a) específico contratado(a) para coordenar o processo editorial dos Artigos GIFE. Nos processos de chamada pública, é estabelecido um comitê de seleção que avalia e seleciona os artigos em avaliação cega.

Comitê de seleção da 1ª chamada dos Artigos GIFE (V1N1, 2019)

Ana Lúcia D’Império Lima
Aron Belinky
Beatriz Azeredo
Paula Galeano

Comitê de seleção da 2ª chamada dos Artigos GIFE (V2N2, 2020)

Ana Lúcia D’Império Lima
Fábio Silva Tsunoda
Laura Leal
Lívia Menezes Pagotto

Comitê de seleção da 3ª chamada dos Artigos GIFE (V3N1, 2021)

Andréa Wolffenbüttel
Graziella Comini
Marcos Paulo Lucca Silveira
Patricia Loyola

Comitê de seleção da 4ª chamada dos Artigos GIFE (V4N1, 2022)

Adriana de Almeida Salles Mariano
Fernanda Lopes
Hugo Pedro Guornik de Oliveira
Vanessa Prata

Coordenadoras responsáveis pela edição V4N1 2022

Karen Polaz
Patricia Kunrath Silva

Periodicidade

Os artigos são publicados mensalmente, entre fevereiro e novembro, totalizando até 10 artigos ao ano.

Editora e revisora responsável pela publicação

Gleice Regina Guerra

Autor corporativo responsável pela publicação

Grupo de Institutos Fundações e Empresas – GIFE

E-mail de contato da organização: [email protected]

Endereço postal da organização: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2413, 1º andar – Jd. Paulistano. São Paulo – SP, Brasil.  CEP: 01452-000. 2674-8061

Número do ISSN (International Standard Serial Number)

2674-8061

Equipe de conhecimento do GIFE

Patricia Kunrath Silva
coordenadora de conhecimento
+55 11 3279-7017 | [email protected]


Apoio institucional