As pessoas que fazem a roda girar

Por: GIFE| Notícias| 18/11/2011

Em comemoração aos seus 20 anos, completados em agosto, o Instituto C&A realizou um encontro, nos dias 8 a 10 de novembro, com parceiros atuais e tradicionais, voluntários da organização, lideranças da C&A e amigos da causa da educação de crianças e adolescentes. Cerca de 250 pessoas trabalharam conjuntamente com a proposta fomentar a reflexão e o livre pensar sobre educação, participação social e desenvolvimento da sociedade civil.

Com o tema Educação e Participação Social – Conquistas e Desafios, os participantes integraram grupos de reflexão sobre temas como “Que educação queremos? Que sociedade almejamos?”; “Educação – Novos jeitos para velhas questões”; “Incidência em políticas públicas de educação”; “O desafio da intersetorialidade”; e “Gestão democrática: os lugares do controle social”.

Em entrevista ao redeGIFE, o diretor-presidente do Instituto C&A, Paulo Castro, fala um pouco mais sobre o evento e reafirma o compromisso e a capacidade de realização das pessoas “que fazem a roda girar”. “Desde o início do Instituto C&A, temos a crença de que o enfrentamento das questões sociais só é possível em conjunto, a partir da junção de esforços. Assim, nesse momento de comemoração, pensar o que já foi feito e os desafios para o futuro deve ser algo feito com todos os parceiros”, reforça.

redeGIFE – De que forma o tema do encontro “Educação e Participação Social – Conquistas e Desafios” se encaixa nas comemorações de 20 anos do Instituto?
Paulo Castro – O encontro foi concebido como um momento de reflexão institucional, com todos os parceiros, sobre o que realizamos juntos nos últimos 20 anos e como estamos visualizando os desafios da próxima década.

redeGIFE – O encontro também estimulou a participação dos convidados por meio de grupos de trabalho. O resultado foi otimista?
Paulo Castro – O desenho metodológico estimulou o debate entre todos participantes na busca de consensos, por meio da criação de espaços para a discussão dos dissensos e para o embate das ideias. O encontro trouxe mais dúvidas do que respostas definitivas, na media que proporcionou mais compreensão sobre a complexidade do tema do encontro, mas trouxe também a convicção de que a causa da educação de crianças e adolescentes saiu fortalecida.


redeGIFE – Qual será o produto do evento? Os debates serão sistematizados e divulgados?
Paulo Castro – A partir da sistematização das contribuições de todos os participantes iremos definir o formato adequado para a divulgação.

redeGIFE – O que fica para o Instituto C&A como resultado deste evento?
Em primeiro lugar a reafirmação e repactuação do compromisso do acionista em sua política de investimento na causa da educação de crianças e adolescentes. Em segundo lugar a certeza que precisamos ampliar e adensar nossa rede de cooperação e articulações e a busca de convergência de ações no enfrentamento dos desafios, ainda grandes, da Educação Brasileira
redeGIFE – Qual foi seu aprendizado pessoal durante os três dias de atividades?
A possibilidade em conviver três dias intensos com pessoas de diferentes realidades geográficas, formação e trajetória pessoal, atuando em organizações de diferentes perfis , possibilita aprofundar o meu conhecimento sobre a diversidade do Brasil e o compromisso e a capacidade de realização das pessoas “que fazem a roda girar”.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional