Assembleia Geral Anual do GIFE

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 23/03/2013

Mudanças estatutárias aprovadas em 2012 estabelecem nova dinâmica para eleição de conselheiros.

O GIFE realizará no dia 23 de maio (das 9h30 às 13h), em São Paulo, sua Assembleia Geral Anual em que serão eleitos os novos integrantes dos conselhos de Governança e Fiscal para o biênio 2013-2015. Os associados devem notar, porém, as mudanças no processo eleitoral, aprovados na Assembleia Geral de 2012.

As alterações asseguram o padrão de governança do GIFE e explicitam a prática de candidaturas e regramento dos suplentes. A principal alteração introduzida refere-se ao procedimento de composição do Conselho Fiscal, que a partir de agora será feito por meio de eleição individual.

Conselho Fiscal

A eleição dos membros do Conselho fiscal é individual e o associado deve registrar sua candidatura junto à Secretaria-Geral do GIFE, enviando esta ficha preenchida para [email protected], até trinta dias antes da data da Assembleia (23/04). Só poderão se inscrever associados em dia com suas contribuições associativas.

A lista de candidatos será enviada aos contatos indicados por cada organização associada como representante na Assembleia GIFE para a votação online. Os associados que não conseguirem votar neste período, poderão dar o seu voto no dia da Assembleia GIFE.

Serão eleitos três membros efetivos (os mais votados), permanecendo como suplentes os demais, pela ordem de votação. Em caso de empate para a vaga efetiva, será escolhido o candidato mais velho.

Pede-se, no entanto, que o candidato tenha familiaridade com a análise de demonstrações financeiras e relatórios contábeis, tal como aponta o
“”Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais“”.

Veja redação em destaque no Estatuto

Conselho de Governança

Historicamente, os Conselhos de Governança do GIFE vigentes lançam uma chapa para o próximo mandato. Este ano, ela será anunciada em abril, seguindo as orientações estatutárias. Mesmo assim, para reforçar o caráter democrático do GIFE e a oportunidade de admissão de novas lideranças a cada biênio, foi aprimorada a redação do estatuto, para deixar claro o limite de, no máximo, duas reeleições consecutivas e o registro de chapas para candidatura.

A eleição dos membros do Conselho de Governança se dá por meio de chapas, constituídas de, no mínimo sete membros escolhidos dentre colaboradores de associados e, no máximo, três membros escolhidos dentre pessoas de notória experiência pessoal e comprometimento com os objetivos do GIFE. Cada associado também não poderá ter mais de um colaborador como membro do Conselho.

Em caso de vacância de cargos, poderá o Conselho de Governança eleito nomear substitutos para cumprir o restante do mandato. Caso o número de conselheiros eleitos reduza-se a menos de sete, o Conselho de Governança convocará a Assembleia Geral para ratificar as nomeações.

A formação de uma chapa deve ser registrada junto à Secretaria-Geral do GIFE, até 30 dias antes da data da Assembleia (23/04). Só poderão se inscrever associados em dia com suas contribuições associativas. Os membros do Conselho de Governança serão eleitos e empossados em seus cargos durante a Assembleia.

Veja redação em destaque no Estatuto

A Assembleia
A Assembleia Geral Anual será realizada no dia 23 de maio, na sede da Fundação Telefônica, no edifício Eco Berrini, na Av. Luís Carlos Berrini, 1.376, em São Paulo. O evento será realizado no 20º andar – Auditório, mas o credenciamento será no térreo, ao lado direito da recepção (estacionamento – não gratuito – no local).