Associação Parceiros da Educação é nova associada GIFE

Por: GIFE| Notícias| 18/02/2011

A Associação sem fins lucrativos Parceiros da Educação é a mais nova associada à Rede GIFE de Investimento Social Privado. O Conselho de Governança do GIFE reconheceu, na ultima semana, o investimento social da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que promove e monitora parcerias entre empresas/empresários e escolas da rede pública.

Criada em 2006, a organização se dedica ao aprendizado e leva à educação pública a experiência e determinação dos empresários para complementar o contínuo desenvolvimento da educação pública brasileira em direção à eficiência e orientação por resultado. Nesse sentido, estimula os investimentos públicos nas Escolas, tornando-as mais capazes e produtivas.

Apesar de a institucionalização em 2006, a história começa em 1991, com a primeira parceria realizada entre a Porto Seguro Seguros e uma escola pública na Comunidade Paraisópolis, em São Paulo. Mais de 10 anos depois, em 2004, ao conhecer o projeto, o empresário Jair Ribeiro estabelece sua primeira parceria com uma escola (Escola Estadual Luis Gonzaga Travassos da Rosa). A partir de seu envolvimento com esta Escola, Ribeiro, junto com uma equipe de especialistas desenvolvem um “”modelo”” de parceria para ser replicado em outras escolas públicas e, em seqüência, ele mobiliza outros empresários a estabelecerem parcerias.

Em 2005, em aliança com “”empresários parceiros””, o Governo do Estado de São Paulo lança o Projeto Empresa Educadora da Secretaria Estadual de Educação, que possibilita a formalização de parceria entre empresas/empresários e escolas públicas estaduais.
Em 2006, para sistematizar as boas experiências de parcerias vividas até então, um grupo de empresários paulistas cria um “”núcleo”” para promover e monitorar parcerias empresa-escola pública, nascendo assim a Associação Parceiros da Educação.

Com mais de 54 mil pessoas beneficiadas pelo trabalho, hoje, as práticas da associação identifica uma escola pública que necessite e tenha interesse em estabelecer parceria, com a qual é elaborado – com a direção e professores – um diagnóstico das necessidades e um plano de ação considerando 4 vertentes:

► Apoio Pedagógico
► Apoio à Gestão
► Integração Comunidade/Escola
► Apoio à Infra-estrutura

A Empresa/empresário escolhe uma das escolas cadastradas pela Parceiros da Educação ou seleciona a área geográfica em que pretende atuar para que seja feito um levantamento de escolas interessadas em parceria. Em seguida, a empresa/empresário, sob a coordenação e monitoramento da Parceiros da Educação, investe recursos financeiros, materiais e humanos, visando, acima de tudo, a melhoria do aproveitamento escolar dos alunos.

Saiba mais sobre o trabalho em www.parceirosdaeducacao.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional