Associados GIFE podem acessar maior banco de dados sobre investimento social global

Por: GIFE| Notícias| 01/06/2012

O GIFE estabeleceu uma parceria com o Foundation Center para trazer aos seus associados, com exclusividade e a custo zero, o principal banco de dados sobre o investimento social no mundo. A partir do sistema interativo Philanthropy In/Sight, o associado será capaz de fazer cruzamentos e customizar mapas para embasar as decisões estratégicas de suas ações.

Como mapa global da filantropia institucional, a ferramenta possibilita a localização geográfica de organizações doadoras (grantmakers) e receptoras (recipients) de recursos, além de informações detalhadas sobre suas atividades, recursos doados e recebidos (grants).

Portanto, permite aos associados GIFE identificar para onde vão os recursos doados e os locais ainda descobertos pelo investimento social, possíveis parcerias e tendências da filantropia global. Mais: mapear ações de outros investidores, seja a partir das ações em uma determinada região, seja a partir de doações para uma mesma organização.

Segundo o gerente de Produto do Foundation Center, Dave Clark, tradicionalmente, copilavam-se apenas os dados nos Estados Unidos, mas a organização americana deu um passo a mais, em 2009, com o lançamento do Philanthropy In/Sight. “Porém, com a falta de dados públicos sobre o setor no mundo, foi mais difícil levantá-los”, recorda.

Apesar do desafio, ele garante que o usuário do sistema pode construir mapas customizados, a partir da busca por filtros ou sobrepondo os dados de doadores e doações a informações demográficas e socioeconômicas. “Ao combinar as informações compiladas com o Google Maps, por exemplo, o investidor poderá criar um retratado de impacto e demandas de financiamento mais críticas”, afirma.

A parceria com o GIFE também é positiva para o Foundation Center, que obterá dados mais precisos do investimento social brasileiro, por meio das pesquisas e levantamentos organizados pelo grupo brasileiro. Além disso, como o próprio Clark espera, qualquer investidor brasileiro pode colaborar com o sistema, enviando para a organização americana dados mais detalhados sobre seu perfil.

Para o GIFE, segundo o gerente de Programas do grupo brasileiro, Andre Degenszajn, é importante por fortalecer e ampliar o conhecimento dos associados, intra e extra Rede GIFE, mas também na contribuição de um mapa global do investimento social privado.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional