Associados participam da campanha e indicam formas de atuação

Por: GIFE| Notícias| 09/08/2004

Associados e mantenedores de membros da rede GIFE fazem parte da secretaria executiva do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Estão representados na campanha os institutos Ayrton Senna e Telemig Celular, Banco Real ABN Amro e BankBoston, os grupos Pão de Açúcar e Telefônica e o Hospital Albert Einstein.

Os participantes do Movimento relatam uma série de ações para que outras empresas, fundações e institutos também possam participar. Eles indicam a realização de ações comunitárias globais, campanhas publicitárias, de doação e de redução do desperdício, capacitação profissional e cursos específicos, como de alimentação saudável e uso integral dos alimentos e de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

A promoção de debates sobre projetos de transformação social, divulgação de campanhas de combate à fome e promoção da cidadania e estímulo à criação de cooperativas populares também são formar de atuação. Além disso, podem apoiar programas para redução e melhor aproveitamento do lixo, oficinas de reciclagem e promoção de reflorestamento, realizar gincanas da cidadania e palestras sobre temas diversos.

A Fundação Educar DPaschoal, por exemplo, distribuirá 225 mil livros com sugestões de projetos de voluntariado, referentes aos Objetivos do Milênio, que podem ser desenvolvidos pelas escolas, organizações sociais e empresas (Todo mundo tem algum talento, 8 Jeitos de Mudar o Mundo – Na Escola e 8 Jeitos de Mudar o Mundo – Na Empresa).

O BankBoston produziu materiais de comunicação interna para seus funcionários, como folders e cartazes sobre a campanha, e distribuirá aos diretores a publicação do Instituto Ethos sobre como as empresas podem apoiar no cumprimento dos objetivos do milênio. Além disso, o portal do banco terá informações sobre a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Institutos e fundações que compõem redes de organizações podem mobilizar-se para discutir como adaptar os Objetivos do Milênio à realidade brasileira e o que cada um, na sua área de atuação, pode fazer concretamente. Também podem debater sobre ações e atividades que cada um pode implementar durante a Semana, divulgar e expandir a campanha.

Quem não participa oficialmente do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, pode registrar suas ações no site da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade (leia entrevista com o secretário executivo da Semana).

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