Associados promovem eventos paralelos no Congresso GIFE

Por: GIFE| Notícias| 05/04/2010
Alguns associados da Rede GIFE de Investimento Social Privado promoverão eventos paralelos à programação oficial do 6º Congresso GIFE, nos dias7 e 8 de abril. Para participar, é preciso se inscrever no evento desejado, muito embora alguns sejam fechados.
Dia 7 de abril
Instituto Votorantim
9h às 11h
Mobilização Social pela Educação: experiências inovadoras de articulação local
A atividade terá como proposta discutir o papel das empresas, sociedade civil e governo na busca da garantia de uma educação de qualidade para todos, a partir do engajamento e participação em projetos de mobilização social. O evento contará com a presença do Ministério da Educação, Instituto Votorantim, Instituto Paulo Freire, Instituto Razão Social e Instituto Paulo Montenegro.
Evento aberto ao público. Confirmar presença pelo e-mail [email protected] .
Instituto Rogerio Steinberg
9h às 12h
Fórum Políticas Educacionais de Altas Habilidades
Considerando que a educação é o caminho para a geração do capital intelectual de um país e que os alunos com altas habilidades são potenciais atores desse processo, o IRS propõe a realização deste fórum para discutir a importância estratégica e os impactos econômicos para o Brasil da construção de uma política pública educacional para o atendimento dos alunos com esse perfil e como as parcerias Público-Privadas podem contribuir nesse processo. Com a presença de Marco Jardim – Diretor do Instituto de Psicologia da UFRJ, Tamar Kullock – Vice Presidente do IRS, Maria Helena Novaes – Membro do Comitê Honorário do CONBRASD, Cristina Delou – UFF, José Ricardo Sartini – Secretaria de Educação do Estado do RJ e Claudia Costin – Secretária de Educação do Município do RJ.
Evento aberto ao público. Mais informações e inscrições através dos telefones (21) 25298239 / (21) 22390448 ou pelo e-mail [email protected] .

Instituto C&A
15h às 18h
Reunião Ampliada da Articulação D3 – Diálogo, Direito e Democracia
Diante da diminuição dos Recursos da Cooperação Internacional no Brasil a Articulação D3 e organizações de ISP convidadas discutem os desafios e perspectivas do campo das OSCs que atuam na perspectiva de direitos no Brasil.

Evento Fechado
Instituto Fonte, Fundação Itaú Social e Instituto Paulo Montenegro
15h às 18h
Contexto, desafios e tendências da avaliação de projetos sociais no Brasil
Apresentação e debate dos resultados da pesquisa IBOPE sobre avaliação de projetos e programas sociais no Brasil. Com abrangência nacional, a pesquisa liderada pelo Instituto Fonte, Fundação Itaú Social e Instituto Paulo Montenegro buscou mapear práticas de avaliação, métodos utilizados e conhecer motivações, desafios e tendências da avaliação de projetos sociais no país.
Evento aberto ao público
Olhar Cidadão – Portal Busca Jovem
16h às 18h
Práticas de investimento social na formação e inserção de jovens no mercado de trabalho
A mesa discutirá buscará responder a seguinte pergunta: Como os investidores Sociais podem desenvolver estratégias, na sua relação com as ONGs de formação profissional e com o mercado, com o intuito de melhorar a empregabilidade do jovem?

Evento aberto ao público


Dia 8 de abril
Instituto Desiderata
7h30 às 9h
Os desafios do Ensino Fundamental 2
Para debater os desafios do segundo segmento do Ensino Fundamental e atentar para seus indicadores, o Instituto Desiderata promove um encontro de dirigentes de organizações investidoras em educação, com a participação de Maria do Pilar Lacerda (SEB/MEC), Cláudia Costin (SME/Rio) e Mozart Ramos (Todos pela Educação).
Evento fechado.
GIFE
7h45-8h45
Remuneração Variável nos Institutos e Fundações
Com a presença do advogado Eduardo Szazi, este café-da-manhã oferecido pelo GIFE, discutirá os riscos e oportunidades associados à implantação da Remuneração Variável nos institutos e Fundações, assim como os aspectos legais e éticos envolvidos nesta questão.
Evento fechado.
RedEAmérica
8h às 9h
RedEAmérica – A Rede Interamericana de Fundações e Empresas pelo Desenvolvimento de Base
Apresentação da RedEAmérica e seus membros no Brasil. Com abrangência internacional, a RedEAmérica é uma rede formada por fundações, institutos empresariais e empresas privadas que realizam, direta ou indiretamente, projetos de desenvolvimento de base com o objetivo de desenvolver e fortalecer organizações sociais em comunidades.
Evento aberto ao público. Inscrições e informações através do e-mail: [email protected] .
Instituto Desiderata
13h às 14hs
Política Pública e Saúde
Para debater os desafios do fortalecimento das políticas públicas de saúde, o Instituto Desiderata promove um encontro de dirigentes de organizações investidoras em saúde com a participação do diretor geral do INCA, Dr. Luis Santini.
Evento fechado.
Fundação Vale
13h às 15hs
Desafios do desenvolvimento territorial sustentável
O objetivo deste encontro é fazer uma reflexão sobre o tema de desenvolvimento territorial e como as empresas podem contribuir para o desenvolvimento econômico e social potencializando investimentos para as regiões. Na oportunidade, a Fundação Vale apresentará o conceito da PSPP (parceria social público privada). A partir de sua experiência de articulação com diferentes atores, em especial o governo e a sociedade civil, a Fundação sugere uma nova proposição para as PPPs, introduzindo a dimensão social na parceria que tinha até, então, um viés mais econômico.
Evento fechado
Dia 9 de abril

Petrobrás
9h às 11h – Salão Corcovado
Investimento Social Privado na Perspectiva da ISO 26000 – Futura Norma de Responsabilidade Social

A Petrobras convida para o Seminário sobre Investimento Social Privado na Perspectiva da ISO 26000 – Futura
Norma Internacional de Responsabilidade Social. A ISO 26000, futura norma de responsabilidade social, será lançada no segundo semestre de 2010. A norma tem como objetivo
orientar sobre os conceitos, princípios e temas de responsabilidade social e representará uma nova pauta de atuação para
organizações que pretendem atuar de forma socialmente responsável.
Programação:
09 horas – Café da Manhã
09h30min – Apresentação do processo multi-stakeholder internacional de construção da futura norma, sua estrutura e conteúdos principais.
Por: ANA PAULA GRETHER CARVALHO – Coordenadora do Balanço Social da Petrobras e expert da Industria na Delegação
Brasileira na ISO 26000.
10 horas – Apresentação – Como o ISP é tratado na perspectiva da Norma ISO 26000 e os possíveis impactos dessa visão na concepção de
projetos para o desenvolvimento local. Por: LISANGELA DA COSTA REIS – Coordenação de Responsabilidade Social de Furnas e
observadora da Industria na Delegação Brasileira na ISO 26000.
10h30min – Debate.
11 horas – Encerramento.
Inscrições Gratuitas – VAGAS LIMITADAS
Confirmar presença através do e-mail: [email protected]
Oi Futuro
13h30 às 14h10
Política de Investimento Social na Área da Infância – Novos Parâmetros do Conanda

A palestra expositiva, ministrada pelo Dr. Carlos Nicodemos – advogado, membro da OAB, Profº de Direito Penal Tributário do curso de Direito Fiscal da PUC e Presidente do CEDCA – Conselho Estadual de Defesa da Criança e do adolescente do Rio de Janeiro (gestão 2009/2010), abordará o histórico da política de investimento do Estado brasileiro nos últimos 20 anos e a consolidação dos novos parâmetros no vigésimo aniversário do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90, considerando especialmente a Resolução 137 do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças.

No último dia 31 de março, o CEDCA-RJ ganhou na Justiça, por unanimidade, o direito de determinar o destino dos recursos doados ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). A decisão foi da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro.

O FIA estava bloqueado desde setembro de 2009 por uma ação judicial do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). O órgão considerava ilegal a regulamentação do CEDCA-RJ que permitia que pessoas físicas e jurídicas indicassem o projeto para qual deveria ir o recurso doado.
O evento é gratuito e aberto. Inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (21) 2237-2772 ou (21) 2237-2773. Local Hotel Sheraton – Av. Niemeyer, 121 – Leblon * Sala Lagoa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional