Associados se unem no programa Investimento Reciclável
Por: GIFE| Notícias| 21/07/2008Cooperativas de catadores de lixo podem se inscrever no programa Investimento Reciclável e receber apoio financeiro e qualificação profissional para os seus cooperados. Criado por meio da parceria entre o Banco Real, a Fundação Avina e a Suzano Papel e Celulose, sob a coordenação do Instituto Ecofuturo, o programa funciona como um fundo financeiro, com mais atrativos do que o sistema financeiro convencional.
Com um investimento de R$ 120 mil de cada um dos parceiros, totalizando recursos de R$ 360 mil, os empréstimos devem ser usados para a aquisição de equipamentos ou capital de giro. Os recursos devem ser devolvidos ao fundo em até 24 meses, contando com três meses de carência e correção monetária, porém, não implica juros sobre as parcelas a restituir.
Para acompanhar o desenvolvimento das cooperativas incluídas na iniciativa foi criado um comitê gestor composto por seis profissionais; quatro representando sua respectiva organização e outros dois ligados à movimentos formais de catadores. Entre as atribuições estão a discussão das diretrizes, acompanhamento de resultado das ações, prospecção de novos parceiros e deliberação sobre as instituições que serão apoiadas.
“”Nossa proposta não é filantrópica e permitirá que os cooperados adquiram confiança na sua capacidade de gestão””, explica o gerente de projetos ambientais do Instituto Ecofuturo, Paulo Groke. “”À medida que as cooperativas forem desenvolvendo os valores recebidos, outras organizações poderão receber esses recursos, ampliando as possibilidades de financiamento e inclusão de novas cooperativas””, completa.
Segundo a superintendente de desenvolvimento sustentável do Banco Real, Laura Oltramare, a proposta da iniciativa é reduzir os intermediários existentes entre os catadores e as indústrias recicladoras. “”A ação visa incluir as cooperativas do sistema financeiro e fomentar a cadeia produtiva da indústria da reciclagem””.
Inscrições
Para se inscrever, a cooperativa deverá pedir o formulário eletrônico pelo e-mail [email protected] ou pelo tel (11) 3503-9092. Após preenchido, o formulário deverá ser mandado para [email protected].