Fundação Banco do Brasil

See transparency indicators of this member

Em 33 anos de história, a Fundação Banco do Brasil tem pautado suas ações em busca da inclusão socioprodutiva dos segmentos mais vulneráveis da sociedade. Essa trajetória é marcada por iniciativas de geração de trabalho e renda, preservação do meio ambiente e educação. O alcance dos programas e projetos, espalhados em todo território brasileiro, é potencializado pela articulação de parcerias e apoios no investimento social.

Com o propósito de Valorizar vidas para transformar realidadesa Fundação BB busca ser reconhecida pela sociedade como fomentadora e multiplicadora de soluções para a transformação socioambiental no Brasil.

Nos últimos 10 anos, foram R$ 2,8 bilhões em investimento social e mais de 3,6 milhões de pessoas que tiveram suas vidas valorizadas e suas realidades transformadas por meio de 6.100 projetos.

No ciclo 2019-2023 o investimento social da Fundação BB será destinado para ações no meio urbano e rural em duas grandes áreas:

Educação: atuação de forma contemporânea, integrada e participativa com ações voltadas para a cidadania, o meio ambiente e um futuro sustentável.

Meio Ambiente: atuação na preservação do meio ambiente e na resiliência das pessoas às mudanças climáticas com ações voltadas ao protagonismo social.

Para o ciclo 2019-2023 o mapa estratégico da Fundação BB foi segmentado em três perspectivas e doze objetivos de acordo com os ambientes internos e externos:

Recursos e Pessoas: foram promovidos diversos cursos, palestras e eventos que, além de ampliar os conhecimentos da equipe, aprimorou habilidades em competências específicas para o terceiros setor, além de promover reflexões sobre atitudes na esfera profissional.

Sociedade: foi estabelecida área de mobilização de recursos com intuito de ampliar as parcerias estratégicas e aumentar a integração com o meio ambiente e as ações de educação e cidadania. Os projetos realizados em todo o território nacional, no triênio 2016/2018, priorizaram a inserção socioprodutiva de mulheres e jovens, por serem segmentos populacionais mais sensíveis às desigualdades sociais e expostos à violência. Editais exclusivos para o público jovem foram lançados, como o Juventude Rural e, em outros, foi incluída pontuação extra àquelas instituições dirigidas por mulheres.

Processos: destaca-se o aperfeiçoamento das práticas financeiras e o compartilhamento com outras instituições do terceiro setor, como parte de nossa função social. Os processos de mensuração de projetos foram aprimorados como forma de avaliar a efetividade do investimento social. No entanto, ainda faltam indicadores para medir todas as ações realizadas.

Apoio a Projetos Sociais

A Fundação Banco do Brasil apoia projetos sociais voltados ao desenvolvimento sustentável, à inclusão socioprodutiva e à reaplicação de tecnologia social. São realizados investimentos não reembolsáveis em parceria com instituições sem fins lucrativos,com mais de dois anos de existência, por meio da celebração de convênios ou contratos.

O processo se inicia com a apresentação de proposta em função de editais de chamadas públicas ou ações específicas da Fundação BB em parceria com as agências do Banco do Brasil, especialmente para Projetos de Inclusão socioprodutiva (PIS) e Voluntariado BB/FBB.

Os editais públicos podem ser acessados no na página www.fbb.org.br/editais.

A atuação da Fundação BB é alinhada às diretrizes e metas estabelecidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca atender às principais demandas da sociedade, como a redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento sustentável do País.O que reforça o compromisso da FBB de promover a sustentabilidade e a efetividade do investimento social.

Os programas e projetos sociais contribuem para garantir o futuro econômico, social, político e ambiental das próximas gerações, objetivos da Agenda 2030.

Conheça o Relatório de Atividades 2018 da Fundação Banco do Brasil.

Saiba mais sobre o Programa de Integridade da Fundação Banco do Brasil.

 

 

Mission

Melhorar a vida das pessoas, promovendo a inclusão socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e as tecnologias sociais.

Address Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 02, Lote 22, Edifício Tancredo Neves - Asa Sul, Brasília - DF, 70200-002
Telephone (61) 3108-7000
Profile
  • Fundação / Instituto Empresarial
Occupation areas
  • Assistência Social
  • Educação
  • Geração de Trabalho e Renda
  • Meio Ambiente
State
  • DF
Social networks
Apoio institucional