Fundação Via Varejo

Veja os indicadores de transparência para institutos e fundações

Fundada em 1961, a Fundação Via Varejo tem como propósito contribuir com o desenvolvimento social cultural e a diminuição das desigualdades sociais no Brasil, beneficiando milhares pessoas por ano, partindo de dois pilares de atuação que geram grande impacto social:

 

Valorizar Pessoas, Identidades e Cultura Local

Visa contribuir com a ampliação das oportunidades de acesso à educação, fomento à negócios sociais inclusivos, a difusão da cultura periférica das comunidades de alta vulnerabilidade social do entorno das lojas e a mobilização social que permeia as atividades por meio do engajamento da sociedade civil e dos colaboradores voluntários da Via Varejo.

 Fomentar o Empreendedorismo

Apoio aos empreendedores para que fortaleçam seus negócios, contribuindo ativamente para o desenvolvimento local e ampliação das possibilidades de inclusão dos cidadãos na sociedade por meio de projetos de capacitação para micro empreendedores de regiões periféricas.

Direcionamos nosso investimento para a realização de projetos próprios e para o apoio a instituições por meio de parcerias institucionais, desta maneira, tanto as iniciativas lideradas pela própria Fundação quanto às de apoio de instituições parceiras incentivam o desenvolvimento sociocultural, a melhoria das condições de vida, o fortalecimento da educação e da capacitação para inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo.

 

 

Principais projetos da Fundação Via Varejo:

Agente+

Programa de voluntariado para mobilização, engajamento e realização de ações sociais dos funcionários da Via Varejo. Em uma plataforma virtual exclusiva para colaboradores da companhia, todos os voluntários podem divulgar ações e se inscrever em atividades realizadas pelos colaboradores e pela própria Fundação Via Varejo. Em 2018, realizamos 185 ações com mais de 8 mil participações voluntárias.

Casas Bahia na Comunidade

O Programa Casas Bahia na Comunidade é uma estratégia de investimento social da Fundação Via Varejo para promover o desenvolvimento nas comunidades em situação de vulnerabilidade nas quais estamos inseridos, com o objetivo de contribuir com a diminuição de desigualdades, ao protagonismo de empreendedores sociais locais e ao fortalecimento de redes de apoio comunitárias. O Programa está implementado em 6 comunidades em São Paulo: Brasilândia, Heliópolis, Jardim São Luís, Paraisópolis, Parque Cocaia e Pimentas. A proposta é articular e unir os diferentes atores sociais, formando uma rede em que ações cocriadas com a comunidade possam potencializar uma estratégia social sustentável. Em 4 anos de programa: + de 35 mil pessoas impactadas e 52 organizações atuando em rede em seus territórios.

Compra do Bem

A Compra do Bem é uma iniciativa da Fundação Via Varejo para fomentar a solidariedade e engajamento dos colaboradores voluntários da empresa, em prol da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. No dia 27 de outubro de 2018, a Fundação permitiu que 2.867 colaboradores voluntários abordassem os clientes das lojas Casas Bahia e Pontofrio para conscientização e participação de um dia especial aos atendidos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), beneficiada pela iniciativa. A renda do dia foi doado à AACD para apoiar os custos do tratamento de mais de 15 mil crianças e adolescentes.

Empreendedorismo

Compartilhamos com as comunidades a nossa capacidade de realização para que os negócios locais prosperem e fortaleçam seus territórios. Com o apoio a projetos de capacitação e aceleração de empreendedores, (Empreende Aí, ANIP e Yunnus Negócios Socias) a Fundação proporciona o fortalecimento de negócios da periferia, reduzindo as desigualdades e proporciona o crescimento econômico dessas regiões. No último ano, 70 empreendedores foram capacitados por meio dos projetos apoiados pela Fundação.

Endereço Avenida Conde Francisco Matarazzo, 100, Centro, São Caetano do Sul/SP
Telefone (11) 4225-9214
Perfil
  • Fundação / Instituto Empresarial
Áreas de atuação
  • Apoio à gestão de organizações da sociedade civil
  • Cultura e Artes
  • Desenvolvimento Comunitário/ de base
Redes sociais