Atentados nos EUA afetam investimentos no terceiro setor

Por: GIFE| Notícias| 24/09/2001

Para profissionais do terceiro setor entrevistados pelo redeGIFE, os atentados terroristas nos Estados Unidos prejudicarão os financiamentos externos a projetos sociais.

O presidente do GIFE, Marcos Kisil, destaca que a queda no volume de doações não ficará restrita aos Estados Unidos. “”A crise econômica mundial, gerando desemprego e portanto maiores problemas sociais, deverá levar os países a voltarem as atenções momentaneamente para si próprios, até que consigam se reorganizar””, explica.

A cientista política Simone Coelho, autora do livro Terceiro Setor – Um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos, acredita que os compromissos já assumidos não deverão ser suspensos. “”Porém, a médio prazo, os doadores podem repensar seu foco e aí sim os financiamentos devem diminuir””.

Além da pressão da sociedade para que os investimentos sejam feitos dentro do país, a diretora executiva Rebecca Raposo destaca o fato de muitas organizações terem as fontes de receitas ligadas ao mercado financeiro. “”Se o valor das ações que possuem tem uma queda nas bolsas de valores, diminui o recurso disponível para investimento””, afirma.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional