Atlas de Desenvolvimento Sustentável e Saúde apresenta evolução brasileira na área

Por: GIFE| Notícias| 03/09/2015

Já está disponível o Atlas de Desenvolvimento Sustentável e Saúde, um estudo lançado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

A OPAS ressalta que a principal motivação para a realização do estudo vem do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), realizada no Rio de Janeiro, em 2012, que afirmou: “[…] reconhecemos que a saúde é uma condição prévia, um resultado e um indicador das três dimensões do desenvolvimento sustentável”: a econômica, a social e a ambiental.

A análise descreve a evolução de alguns indicadores (dos anos de 1991, 2000 e 2010) incluídos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que terão continuidade nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: taxa de mortalidade infantil e na infância, como indicadores da dimensão da saúde; proporção da população em condição de pobreza, como indicador da dimensão econômica; proporção da população analfabeta, como indicador da dimensão social; e proporção da população sem acesso à água encanada, como indicador da dimensão ambiental. Além dos indicadores descritos, foi analisado o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHm).

O Atlas aponta avanços positivos nas duas décadas estudadas (1991-2010), especialmente na última, no que se refere tanto à melhoria dos indicadores de desenvolvimento sustentável analisados, quanto na redução de seus valores médios e das desigualdades entre as regiões e os municípios do país.

A publicação esta disponível no site da OPAS (clique aqui).

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional