Avaliação da educação infantil em debate

Por: GIFE| Notícias| 22/09/2014

Na última quarta-feira, especialistas da área de educação se reuniram em São Paulo (SP) para refletir e debater a avaliação da educação infantil no país. O evento foi promovido pelo Instituto C&A, Banco Santander e Move, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O primeiro Seminário Nacional de Avaliação da Educação Infantil teve como principal objetivo colocar o tema em pauta, buscando contribuir com a disseminação de experiências nacionais, além de estimular a reflexão de como essas ações podem colaborar com o debate de uma política nacional na perspectiva da garantia dos direitos da criança.

Na abertura do evento, Patrícia Lacerda, gerente da área de educação, arte e cultura do Instituto C&A, ressaltou a importância de se alinhar o investimento social privado às reais demandas da sociedade civil, mencionando a definição sobre investimento social privado proposta pelo GIFE .

Esse evento foi muito provocado por questões que estão suscitando na pauta nacional. A atuação do Instituto C&A está sempre orientada para o interesse público. A agenda pública nos orienta e regula, para nos fortalecer institucionalmente. Esse seminário é fruto de afinidades eletivas. Temos alguns pontos de partida que nos afina: a educação pública de qualidade é um direito das crianças brasileiras. É preciso verificar se esse direito está sendo acessado pela população. Precisamos pensar na avaliação como um insumo fundamental para verificar se os investimentos estão assegurando esses direitos.”

Cleuza Rodrigues Repulho, presidenta da UNDIME e Dirigente Municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP), explicou que o objetivo da avaliação é ajudar o gestor da escola a organizar o seu trabalho e fazer com que as crianças aprendam. “”Queremos dar às crianças o direito da escolha. Queremos dar condições e autonomia para que elas escolham o que elas queiram ser, e não o que a condição social determina.”

Os principais temas abordados durante o evento foram política nacional de avaliação da educação infantil no Brasil, algumas experiências de avaliação de secretarias municipais de educação e de organizações da sociedade civil e tendências e desafios da avaliação da educação infantil no Brasil.

Um ponto muito destacado pelos palestrantes ao longo das discussões foi a importância de se avaliar o contexto educativo para melhorar a qualidade do atendimento, na perspectiva de garantir os direitos da criança. “Nossa experiência, nossos estudos relacionados ao tema da educação infantil nos faz declarar que não acreditamos na simples avaliação da criança. Precisamos avaliar as condições e o contexto que permitem o desenvolvimento dessas crianças”, ressaltou Daniel Brandão, sócio e diretor executivo da Move.

Rita Coelho, coordenadora de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC); Maria Malta Campos, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas; e Catarina Moro, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foram alguns dos palestrantes que também apresentaram e compartilharam suas experiências, enriquecendo os debates.

“”A educação no país melhorou muito, principalmente em relação ao acesso. Se comparada com 30, 20 anos atrás, a situação hoje é muito diferente. O desafio é evoluir do trabalho com acessibilidade a educação para um trabalho pela qualidade”, destacou Marcos Madureira, vice-presidente de comunicação, marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Banco Santander.

Para saber mais sobre o evento, acesse.

O Instituto C&A e o Banco Santander são associados GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional