Banco Mundial busca iniciativas inovadoras para apoio ao tema de refugiados

Por: GIFE| Editais| 18/01/2016

Diante do atual cenário mundial, em que é alto o número de refugiados e pessoas que precisam se deslocar de seus territórios devido a conflitos e violência, o Banco Mundial abre inscrições para o Programa Global sobre Deslocamento Forçado (GPFD), que visa apoiar iniciativas transformadoras que permitam melhorar a resposta a essa situação.

Tendo em vista que a situação de deslocamento muitas vezes dura muito tempo, são urgentes e necessários programas de desenvolvimento nos países de origem, trânsito e destino a fim de complementar a assistência humanitária.

Assim, o programa busca ideias inovadoras, podendo incluir trabalhos de análise, utilização de novas tecnologias ou projetos de desenvolvimento, envolvendo o setor privado, a sociedade civil, as universidades e outras instituições que possam trazer diferentes abordagens a fim de encontrar soluções a partir da perspectiva do desenvolvimento.

Como muitas dessas ideias normalmente estão em fase de criação, o que exige mais trabalho para detalhadar e especificar para possíveis doadores ou investidores, o programa irá fornecer até US$ 40 mil para equipes selecionadas a fim de que possam produzir um documento sobre a iniciativa que atenda aos padrões do Grupo Banco Mundial. O prazo para a apresentação de manifestações de interesse é 24 de janeiro de 2016. Após esta etapa, as equipes escolhidas irão desenvolver o trabalho completo até o mês de abril.

O  GPFD ressalta que, mesmo fornecendo os recursos financeiros para o desenvolvimento do documento de síntese da iniciativa, isso não implica um compromisso em financiar a implementação. Na ocasião, o programa irá examinar a importância estratégica do conceito e sua viabilidade e pertinência.

As propostas podem ser inscritas no site até o dia 24 de janeiro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional