BASF mostra resultados em sustentabilidade

Por: GIFE| Notícias| 09/06/2008

Como uma indústria química, de forma sustentável, pode atuar na transformação dos recursos naturais, gerenciando, minimizando e prevenindo os impactos de suas atividades? A BASF, no ano passado, a BASF investiu R$ 25 milhões na gestão de saúde, segurança e meio ambiente de suas unidades na América do Sul.

Com ações consolidadas nos últimos cinco anos, na América do Sul, a empresa já apresenta resultados representativos:

– Redução de 28% no consumo de água por tonelada produzida;
– Redução de 35% na geração de resíduos por tonelada produzida;
– Redução de 12,7% na geração de efluentes;
– Redução de 14,3% nas emissões de CO2 por tonelada de produto vendido;
– Redução de 22% nas emissões de poluentes para a atmosfera – e os procedimentos de rotina já estão abaixo dos limites legais; e
– Cerca de 7.500 caminhões deixaram de circular pela Rodovia Presidente Dutra, em 2007, em decorrência do uso do modelo ferroviário para o transporte de matérias-primas e produtos do complexo químico de Guaratinguetá para o Porto de Santos e vice-versa.

Além desses resultados positivos, a BASF atuou também na conscientização ambiental de seus colaboradores, clientes, parceiros de negócio e das comunidades instaladas próximas de suas unidades produtivas. Um exemplo de seu comprometimento com a sociedade foi a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho. No dia 07, a BASF e a Antilhas, empresa do segmento de embalagens, apoiaram a 5ª edição do projeto Limpeza na Praia, fornecendo 10 mil sacolas plásticas biodegradáveis feitas com EcobrasTM.

Esta campanha conta com o trabalho de milhares de voluntários que, em duplas, recolheram o lixo em diversas regiões da cidade. Os voluntários catalogam os resíduos recolhidos durante a ação para serem reaproveitados por cooperativas e instituições de reciclagem, servindo como exemplo para as demais campanhas ecológicas. O mutirão passará pelas seguintes praias: Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Sapetiba, Paquetá, Marica, da Macumba e Pontal.

Já no dia 15 de junho, a BASF e a Corn Products International Inc. trarão, pela primeira vez, o evento para o Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Uma outra referência do envolvimento da empresa é a ação de conscientização que será realizada pelos estudantes que fazem parte do Programa Semente do Amanhã: eles realizarão uma campanha de conscientização ambiental envolvendo diversos bairros da cidade de Guaratinguetá no dia 21, com foco na redução do lixo, reciclagem e destinação adequada (coleta seletiva).

Essa postura está em sintonia com a Agenda 21, elaborada como conseqüência da Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, a Rio 92, que definiu a segurança química como um conjunto de estratégias para o controle e a prevenção dos impactos da extração, produção, armazenagem, transporte, manuseio e descarte de substâncias químicas.

“”Para o segmento químico, assegurar a sustentabilidade em seus processos é uma questão de sobrevivência. Nós estamos atentos a todo o ciclo de vida do produto, utilizando o Programa Atuação Responsável como referência de gestão. Nossos indicadores mostram que deixamos para trás o tempo em que o segmento era o vilão ambiental. A sustentabilidade é um desafio permanente para toda a sociedade. Acho fundamental que todos se comprometam e apresentem resultados. Cada um de nós tem que fazer a sua parte, para que o todo seja sustentável””, afirma o diretor-técnico da Associação Brasileira da Indústria Química, Marcelo Kós.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional