BASF promove adequação ambiental

Por: GIFE| Notícias| 14/05/2007

Com base na premissa que a sustentabilidade é uma exigência nas produções agrícolas voltadas para exportação, a Basf investe no Programa de Adequação Ambiental. A iniciativa é uma extensão do Programa Compromisso Cooperar, de relacionamento da BASF com cooperativas do setor agrícola e que conta com a parceria da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz, da USP) e da Fundação Espaço ECO (primeiro centro e excelência em ecoeficiência para a América Latina).

O objetivo do trabalho é promover readequação de áreas agrícolas de produtores comprometidos com a nova realidade ambiental, trabalhando de forma consciente para buscar um equilíbrio entre a produção agrícola e as áreas de preservação permanente. “”A empresa fez sua lição de casa e o objetivo agora é levar este conhecimento e experiência adquirida dentro da empresa para as cooperativas””, afirma José Munhoz Felippe gerente de vendas de Produtos para Agricultura da Basf.

Há 23 anos, a BASF deu início ao Mata Viva, projeto de recomposição de da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, em área situada no seu maior Complexo Químico do Brasil, em Guaratinguetá. Desde 1984, este projeto já recuperou 128 hectares, isto é, 4,5 quilômetros de mata ciliar nas margens do Rio, com o plantio de cerca de 180 mil mudas de árvores.

O programa de formação para as cooperativas consiste em três módulos que envolvem a parte teórica com conceitos básicos sobre conservação ambiental, aulas práticas com checagem em campos e a elaboração de situações reais de restauração.A

A Fundação Espaço ECO terá papel principal na articulação dos parceiros envolvidos e de outros que possam participar do projeto futuramente, contribuindo assim para a sustentabilidade deste. Além disso, também será responsável pela gestão administrativa do projeto e gerenciará os recursos e acompanhará a implementação das atividades.

Para saber mais sobre as ações da Basf, acesse: www.basf.com.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional