Bernardo Toro lança livro em São Paulo com apoio do GIFE

Por: GIFE| Notícias| 08/08/2005

Nesta quinta-feira (11/8), o GIFE e as editoras Senac Rio e X Brasil promovem, em São Paulo (SP), o lançamento de duas publicações da série Desafios de Hoje. Uma delas é A construção do público: cidadania, democracia e participação, de autoria do colombiano Jose Bernardo Toro – que está de passagem pelo Brasil nesta semana exclusivamente para o lançamento do livro em São Paulo e no Rio de Janeiro. A outra, intitulada Investimento privado e desenvolvimento: balanço e desafios, foi lançada no Rio de Janeiro na última semana e contou com a coordenação da jornalista Marta Porto, do economista André Urani e da executiva Mônica de Roure. O prefácio é do empresário e presidente do Grupo Orsa, Sergio Amoroso.

Bernardo Toro vem dedicando sua obra a desafiar os países latino-americanos a agir em busca de uma sociedade mais justa e democrática. Para ele, isso não é algo dado e também não pode ser imposto ao contexto social, mas sim é fruto da construção do que é público, dos valores e princípios a serem compartilhados por todos, dentro da lógica dos direitos humanos (fundamentais, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais). Para isso, o autor mostra alguns caminhos, sugerindo uma semelhança fundamental entre a democracia e o amor: ambos não podem ser comprados ou decretados, somente vividos e aprendidos.

Já a publicação organizada por Marta Porto busca explicar as raízes da desigualdade social e a importância do aporte de capital particular de empresas na reversão desta realidade. O livro é dividido em duas partes que exemplificam ações de responsabilidade social desenvolvidas atualmente. Na primeira, os autores contextualizam a situação do investimento social privado e a origem dos problemas socioeconômicos que geraram a concentração de renda e pobreza. Já na segunda, intelectuais e empresários aprofundam as questões.

A série Desafios de Hoje reúne pensamentos de autores nacionais e latino-americanos e tem como objetivo debater os desafios que a sociedade enfrenta para consolidar novas práticas de cidadania, que contribuam para a redução da desigualdade social no país. Os títulos estimulam a discussão dos principais conceitos, valores e atitudes que a sociedade civil e o governo devem considerar para que o Brasil tenha um desenvolvimento econômico social e ambientalmente justo.

O lançamento em São Paulo acontece a partir das 19h, na Estação Poeta (Av. Juscelino Kubitschek, 1600 – Vila Olímpia). No Rio de Janeiro, Bernardo Toro autografa seu livro na sexta-feira (12/8). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2558-8781 ou no site www.xbrasil.net.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional