BID discute Desenvolvimento da Base da Pirâmide

Por: GIFE| Notícias| 17/06/2011

A cidade de São Paulo vai sediar o “1º Fórum BID para o Desenvolvimento da Base da Pirâmide na América Latina e Caribe”, nos dias 27 e 28 de junho, no Centro Fecomércio de Eventos. O encontro discutirá estratégias eficientes para que as empresas colaborem na solução de problemas sociais em comunidades de baixa renda por meio de ações criativas e sustentáveis.

O evento contará com a participação de mais de 500 profissionais, entre empreendedores, executivos, governantes, investidores de impacto e empresários envolvidos com o modelo de negócio para a base de pirâmide ou BoP (da expressão em inglês “base of the pyramid”), que estão desenvolvendo formas eficientes de alta qualidade e valor agregado aos 70% da população da América Latina que permanecem com acesso limitado a certos produtos e serviços.

O encontro faz parte da iniciativa “Oportunidades para a Maioria”, lançada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em julho de 2007. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das comunidades de baixa renda de maneira sustentável, por meio de modelos de negócios do setor privado que promovam serviços de qualidade e criação de empregos para que essa população torne-se consumidora e participe ativamente da economia formal.

O fórum será dividido em três pilares: “As pequenas e médias empresas (PMEs) e a base da pirâmide: agentes de desenvolvimento e prosperidade”, “A promessa e a recompensa de modelos de negócios BoP” e “Modelos de negócios BoP bem-sucedidos”.
No primeiro tema, os palestrantes abordarão a importância das PMEs para a base da pirâmide socioeconômica, as dificuldades que elas encontram para manter suas atividades e também apresentarão histórias de sucesso.

A situação da América Latina e o papel do investimento do setor privado no desenvolvimento de comunidades na base da pirâmide, com o objetivo de manter o crescimento dessas classes sociais, são os assuntos da segunda discussão.

Já o terceiro painel vai tratar da importância de mão de obra qualificada e da tecnologia para o crescimento sustentável das empresas. O painel também vai mostrar como a melhoria da infraestrutura e a oferta de serviços básicos para a população podem ajudar no desenvolvimento da América Latina.

Alexandre Tombini, presidente do Banco Central brasileiro, Fábio Barbosa, presidente do Grupo Santander (Brasil), Francisco Viscaya, fundador e diretor executivo da Finae (México) e Luis Sosa, presidente do Visión Banco (Paraguai), são alguns dos 47 palestrantes confirmados.

Os interessados podem se inscrever on-line clicando aqui http://www.baseforumbop.com/. O valor da inscrição é de R$ 300. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3882-0008.

As informações são do Idis.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional