Bióloga analisa questões que influenciam a relação com o meio ambiente

Por: GIFE| Notícias| 05/09/2005

Lançado na última quinta-feira (1º/9), em São Paulo (SP), o livro Conservar e Criar – Natureza, cultura e complexidade (Editora Senac São Paulo) aponta para possíveis soluções de atuais problemas relacionados ao meio ambiente. A publicação é fruto de uma série de estudos desenvolvidos pela bióloga Rita Mendonça ao longo de sua trajetória profissional.

Muitos dos casos abordados foram debatidos e analisados por alunos da disciplina de Fundamentos do Pensamento Ecológico, ministrada por Rita no curso de pós-gradução em Ecoturismo do Senac São Paulo.

O livro é dividido em duas partes e aponta uma série de instrumentos necessários para a ampliação da consciência e o desenvolvimento de práticas ecológicas duradouras, que podem ser úteis para empresas, governo e população em geral. No primeiro bloco, a autora discute os fundamentos do pensamento ecológico a partir de elementos da história e do estudo dos processos de construção dos pensamentos.

Além disso, analisa a maneira como as pessoas se relacionam e como o contato entre culturas diversas influencia na conservação ou destruição do meio ambiente. Já na segunda parte, são mostrados exemplos de programas de educação ambiental com resultados efetivos.

A publicação pode ser adquirida pelo site www.editorasenacsp.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional