BNDES e Instituto Votorantim firmam acordo

Por: GIFE| Notícias| 10/01/2011

O BNDES e o Instituto Votorantim firmaram Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para apoiar projetos de estruturação de atividades produtivas e qualificação profissional em municípios com indicadores sociais críticos nas cinco regiões do País. O primeiro plano de investimentos prevê aportes de R$ 62 milhões, sendo R$ 31 milhões de cada instituição, num prazo de 4 anos (o acordo tem vigência total de 5 anos). Na Região Sul as cidades contempladas com parte dos recursos serão: Arrio Grande (RS), Capão Leão (RS) e Pinheiro Machado (RS).

Serão realizados investimentos não reembolsáveis, selecionados conjuntamente pelo BNDES e pelo Instituto Votorantim. “O BNDES tem tido uma preocupação muito grande em promover o desenvolvimento equilibrado do País, regionalmente distribuído”, destacou Gaspar. “Um dos caminhos é por meio de parcerias como essa”, afirmou o diretor do Banco. Para Vicintin, a capilaridade de atuação do Grupo Votorantim e a capacidade de gestão do Instituto Votorantim na busca de resultados transformadores do investimento social, são condições importante para a parceria. A vice-presidente explicou que a atuação das duas instituições tem o propósito de “desenvolver e gerar riquezas nas localidades, além de fortalecer o processo de organização e articulação da sociedade”, disse.
O modelo de atuação proposto nesta parceria baseia-se no alinhamento com políticas públicas e na interface entre os diversos atores envolvidos para assegurar uma visão sistêmica do desenvolvimento local e transparência no diálogo com as partes interessadas, compartilhando os conhecimentos gerados durante todo o processo.
O Instituto Votorantim será cofinanciador de projetos de geração de trabalho e renda, na mesma proporção que o BNDES, o que ampliará significativamente o efeito multiplicador dos desembolsos do Banco.
O Acordo, que pauta este investimento, prevê, além da estruturação de atividades produtivas e oferta de qualificação profissional de populações de baixa renda, outras duas linhas de atuação:
• Realização de ações que contribuam para o desenvolvimento territorial sustentável, priorizando a modernização da gestão pública municipal e a redução de déficits de infraestrutura;
• Colaboração com os governos Federal, Estaduais e Municipais para a realização de programas e projetos com ênfase na geração de trabalho e renda.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional