Boa administração e finanças são imprescindíveis para OSCs

Por: GIFE| Notícias| 20/04/2011

Abordar as características, os desafios, os riscos e as boas práticas da administração de organizações sem fins lucrativos, a partir de ferramentas práticas para Finanças, Prestação de Contas, Operações, Governança e Gestão da Qualidade. Este é um dos objetivos do terceiro módulo da edição 2011 do Curso Ferramentas de Gestão, no Rio de Janeiro, que será realizado nos dias 12 e 13 de maio: Administração e Finanças para OSCs

Promovido com apoio do Instituto Coca-Cola e apoio na divulgação do Instituto Desiderata e Instituto Invepar, o curso, Instrumental e modular, é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está em busca de conteúdo que agregue mais eficiência à criação e ao gerenciamento de projetos sociais.

Assim, o programa é recomendado para gestores de organizações da sociedade civil operadoras ou financiadoras, gestores de áreas de responsabilidade social corporativa e consultores com atuação ou interesse na área.

Para ministrá-lo, foi convidado o consultor Eleno Paes Gonçalves Junior, especialista em Gestão de Iniciativas Sociais (UFRJ – 2002), que possui dez anos de atuação como administrador em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz (COMGÁS) e outras, atuando tanto em áreas administrativas e financeiras quanto nas áreas de gestão de pessoas, planejamento e da qualidade. Há quatro anos é gerente institucional do GIFE.

“O curso problematiza o papel e o valor da gestão em organizações sem fins de lucro. Além disso o participante aprenderá a identificar os diferentes perfis de gestão e também a posicionar sua organização a partir do ponto de vista do fluxo de recursos, análise que hoje se tornou imprescindível para a definição da estratégia de sustentabilidade financeira no mercado social”, explica.

Conteúdo
* Características, desafios e riscos das organizações sem fins lucrativos
* O papel do gestor administrativo e das áreas de suporte ou áreas meio
* Gestão financeira: Grupos de Resultado; Plano de Contas e Centros de Custo, Premissas Orçamentárias, Orçamentos Plurianuais, Sistemas, Revisão Orçamentária e Relatórios
* Gestão administrativa de projetos: precificação, orçamentos e propostas, consistência, transparência e prestação de contas
* Governança: princípios, políticas, conflito de interesses, prestação de contas e relatório de atividades
* Gestão de operações: planejamento participativo (estratégico-operacional), responsabilidades, ações e atividades, gestão de agenda, monitoramento operacional
* Gestão da Qualidade: princípios, política da qualidade, manual da qualidade, documentos, procedimentos, formulários e registros.

Informações
Esta edição do Ferramentas de Gestão do Rio de Janeiro, terá ainda mais três módulos (dois dias das 9h às 17h), que acontecem sempre às segundas e terças ou quintas e sextas-feiras, totalizando 56 horas.

Os interessados podem optar por módulos avulsos ou pacotes, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem.

“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.

As experiências dos participantes do curso e dos palestrantes convidados são utilizadas nas aulas expositivas. Desta forma, são apresentados e discutidos projetos concluídos ou em fase de desenvolvimento, potencializando as experiências e explorando os mais diversos recursos.

As inscrições são feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE do site www.gife.org.br, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected].

Programação – Rio de Janeiro
O curso ocorre na sede do Instituto Coca-Cola Brasil, localizado na Praia do Botafogo, 374 – 13º andar.
Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais
30 de junho e 01 de julho
Consultora:
Thereza Christina Holl Cury
Mobilização de Recursos para OSCs
15 e 26 de agosto
Consultor
Marcelo Estraviz Rodrigues

Planejamento Estratégico
22 e 23 de setembro

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional