Bovespa: 20 anos de investimento
Por: GIFE| Notícias| 22/01/2007Com um investimento social que supera três milhões de reais, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) vem desenvolvendo projetos e iniciativas sociais há mais de 20 anos, principalmente no apoio direto a organizações sociais e na realização de campanhas beneficentes. Mais recentemente, tem procurado desenvolver programas de forma mais planejada, alinhando os diversos departamentos envolvidos.
Pode-se dizer que há duas grandes linhas de investimento social da Bovespa: programas estratégicos, com planejamento específico e visão de longo prazo; e iniciativas de ação direta, como campanhas, doações, mobilização entre corretoras associadas e parceiros.
Entre as práticas sociais do primeiro grupo se destacam a Bolsa de Valores Sociais (BVS), que conta com o apoio oficial da Unesco e promove o encontro entre organizações que necessitam de recursos e investidores dispostos a apoiar seus projetos. Em outra linha, a Bovespa também é reconhecida por meio de seu histórico com mais de 20 anos de apoio direto a organizações sociais e pela manutenção de uma quadra na comunidade de Paraisópolis, no bairro do Morumbi, São Paulo.
Como parte de uma política mais ampla de Responsabilidade Social, a Bovespa desenvolve diversas iniciativas de relacionamento e capacitação com diversos públicos de interesse, como jovens profissionais do mercado de capitais, universitários, estudantes do ensino público paulista e interessados por temas relacionados à educação financeira em geral.
Histórico – A Bovespa o único centro de negociação de ações do Brasil e a maior bolsa de valores da América Latina. Associação civil sem fins lucrativos pertencente às Sociedades Corretoras de Valores, participa, ainda, do controle da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), que realiza atividades complementares às de negociação de valores mobiliários.
Para mais informações, acesse: www.bovespa.com.br