Bovespa implanta Código de Conduta

Por: GIFE| Notícias| 24/03/2008

A Bovespa Holding está implantando o Código de Conduta Bovespa, que reafirma seu compromisso de atuar com base nos princípios de transparência, respeito à igualdade de direitos e à diversidade, e prestação de contas.

As regras aplicam-se a todos os conselheiros e colaboradores do grupo e seus valores éticos estendem-se aos demais públicos de relacionamento da companhia, como clientes, fornecedores, acionistas, representantes do governo e da comunidade, que devem considerá-los como referência em suas atividades e decisões relativas à Bovespa.

O documento define orientações de como agir de acordo com os princípios adotados pela companhia, em situações que envolvam o cumprimento à legislação e aos contratos, conflitos de interesse, informações privilegiadas e confidenciais e negociações de valores mobiliários. Também contempla práticas anticorrupção e anti-suborno, uso adequado de bens da empresa e processamento de denúncias, entre outros temas.

O Código foi instituído pelos Conselhos de Administração e diretorias da Bovespa Holding S.A. e da Bovespa Supervisão de Mercados (BSM), e se aplica também às demais empresas do grupo – a Bolsa de Valores de São Paulo S.A. (BVSP) e a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) -, e ao Instituto Bovespa de Responsabilidade Social e Ambiental.

Para zelar pela disseminação e cumprimento das regras propostas pelo Código, está sendo criado o Comitê do Código de Conduta e Gestão, composto por sete membros: o diretor Geral da Bovespa Holding e mais seis funcionários, que serão escolhidos, dentre candidatos voluntários, pelo Conselho de Administração da companhia.

Caberá aos integrantes do Comitê promover ampla divulgação do Código de Conduta, assegurando a compreensão dos valores que orientam as atividades do grupo Bovespa, atualizar ou modificar o conteúdo do documento, quando necessário, além de receber e analisar denúncias relativas à sua violação.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional