Brasil e Argentina já possuem redes de atletas

Por: GIFE| Notícias| 03/06/2002

Durante as discussões para a criação da fundação mundial de atletas, duas iniciativas na América do Sul foram utilizadas como exemplo de possibilidades a serem seguidas.

Lançada em novembro do ano passado, a Rede de Atletas pelo Brasil, iniciativa do Instituto Ayrton Senna, reúne esportistas como o tenista Gustavo Kuerten, a jogadora de vôlei de praia Jacqueline, o ex-corredor Zequinha Barbosa, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser e os jogadores de futebol Cafu, Raí, Leonardo, entre outros.

O objetivo é compartilhar as experiências e a tecnologia social do Educação pelo Esporte, programa que oferece condições e oportunidades para que, por meio do esporte, crianças e jovens tenham acesso a uma formação integral tomando por base quatro aprendizagens fundamentais: aprender a ser (competência pessoal), aprender a conviver (competência social), aprender a conhecer (competência cognitiva) e aprender a fazer (competência produtiva).

Argentina – O Club Social, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Estado e Sociedade (Cedes), da Argentina, tem como objetivo principal impulsionar a construção de um espaço de articulação de diferentes iniciativas associadas ao esporte, com o propósito de estabelecer uma rede de intercâmbio entre elas e seus atores.

Segundo os organizadores da iniciativa, o esporte é uma grande ferramenta para o estímulo de uma vida saudável, para a inclusão social dos jovens em situação de risco e para o desenvolvimento comunitário. Além disso, ele promove a cultura do esforço e da superação pessoal e incentiva a cooperação e o trabalho em grupo.

Leia mais:

  • Fundação reunirá esportistas com atuação social
  • Entrevista: Participação de atletas é importante no desenvolvimento social
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional