Brasil é destaque na lista de investidores responsáveis.

Por: GIFE| Notícias| 23/05/2008

Lançado há dois anos em uma cerimônia na Bolsa de Nova York, com a adesão de 20 instituições financeiras, os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) contam hoje com 355 signatários, responsáveis pela gestão de US$ 14 trilhões em recursos, e se prepara para ter uma versão em português, a primeira local entre os países emergentes.

O Brasil é um dos países emergentes com participação mais expressiva em relação a questões de sustentabilidade””, diz James Gifford, diretor-executivo do PRI lotado em Nova York e que veio ao Brasil na semana passada para divulgar a iniciativa entre os investidores.

Segundo ele, 22 instituições brasileiras já aderiram à iniciativa. A maioria é formada por fundos de pensão como Centrus, Funcef, Sistel, Petros e Valia, além da pioneira Previ, que organizou um encontro na quarta-feira da semana passada no Rio de Janeiro com a participação de Gifford e representantes de 14 fundos de pensão. “”Deste encontro saiu o compromisso assumido pelos fundos de pensão de convidar as instituições financeiras que administram seus recursos para participar do PRI””, conta José Reinaldo Magalhães, diretor de investimentos da Previ.

Também entram na conta dos participantes do PRI no Brasil as unidades locais dos bancos HSBC e ABN Amro, e os fundos de private equity Latour e BDF (Bioenergy Development Fund).

“”Os Princípios para o Investimento Responsável são uma iniciativa voluntária que visa a estimular investidores de todo o mundo a incorporar as variáveis social, ambiental e de governança corporativa em suas análises de investimento””, explica Victorio Mattarozzi, sócio da consultoria Finanças Sustentáveis e um dos debatedores de evento organizado pelo HSBC Brasil com investidores institucionais e clientes do private banking (alta renda), na quinta-feira, em São Paulo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional