Brasil exporta ação voluntária pró-ODM

Por: GIFE| Notícias| 17/04/2006

A experiência brasileira no Dia Global do Voluntariado Jovem servirá de modelo para outros países. Calcada nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e realizada em 2005, a campanha foi elogiada pelo comitê internacional organizador do evento, a Rede Global de Ação Jovem. O material usado no ano passado foi todo traduzido para o inglês e será disponibilizado no site da rede como sugestão para outras nações.

O Dia Global do Voluntariado Jovem – que, apesar de chamar-se “”dia””, dura três dias – acontecerá este ano de 21 a 23 de abril. Ele ocorre em mais de 100 países e terá sua sétima edição em 2006, a quinta no Brasil. O objetivo é reconhecer o trabalho dos jovens que já atuam como voluntários, incentivar outros a se unirem a esse trabalho e beneficiar as comunidades com atividades que atendam suas necessidades.

No Brasil, a organização não-governamental responsável pelo Dia Global é a Natal Voluntários – parceira do PNUD em atividades de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para a diretora da Natal Voluntários, Mônica MacDowell, os Objetivos do Milênio são “”perfeitos”” para servir de base às iniciativas do Dia Global. “”Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio trazem metas claras e específicas que norteiam como ajudar de verdade quem precisa. Ao mesmo tempo, são metas inspiradoras, que incentivam a continuação dos trabalhos””.

A Rede Global de Ação Jovem afirmou estar “”impressionada”” com o alcance do Dia Global do Voluntariado Jovem no Brasil. “”Estamos entusiasmados com o nível de comprometimento e com o esforço contínuo que está garantindo o sucesso desse projeto no Brasil””, declarou a Rede em nota.

Para mais informações sobre o Natal Voluntários e seus projetos, basta acessar o site oficial da iniciativa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional