Brasil fica em 72º em ranking de educação da Unesco

Por: GIFE| Notícias| 06/11/2006

O relatório anual da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Educação Para Todos, coloca o Brasil na 72ª posição em relação Índice de Desenvolvimento de 125 países. Divulgado na última semana, em Nova York, o índice avaliou o grau de cumprimento das metas traçadas na Conferência Mundial de Educação, no Senegal, em 2000.

Entre outras coisas, o relatório mostra que o mais prejudica o desempenho do país em relação ao índice são as altas taxas de repetência e evasão no Ensino Fundamental, que refletem negativamente no cálculo da taxa de estudantes que iniciaram o Ensino Fundamental e que conseguem chegar ao menos até o quinto ano.

Além da taxa de permanência escolar até o quinto ano, o indicador compara também a escolarização no Ensino Fundamental, a taxa de analfabetismo adulto e a igualdade de gênero na educação.

O relatório, porém, faz menções positivas ao Brasil ao citar os programas de transferência de renda para os mais pobres, como o Bolsa Escola e o Bolsa Família.

Para ter acesso ao relatório, clique aqui

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional