Brasil permanece em 72º lugar no ranking de desenvolvimento

Por: | Notícias| 02/08/2004

O IDH brasileiro (Índice de Desenvolvimento Humano) ficou em 0,775, segundo o último Relatório do Desenvolvimento Humano, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Quanto mais próximo a 1, mais desenvolvido socialmente é o país.

Na comparação com as demais 176 nações que também participam do levantamento, o Brasil aparece na 72ª posição do ranking, a mesma obtida em 2003, permanecendo entre os considerados de “”desenvolvimento médio””.

Segundo o relatório, os maiores avanços se concentram na educação, que “”continua sendo a dimensão em que o Brasil tem seu melhor desempenho, com uma marca superior à média latino-americana e proporcionalmente mais próxima dos valores dos países desenvolvidos””. Mesmo assim, o Brasil continua atrás de vários de seus vizinhos latino-americanos, como a Argentina (34ª posição), Chile (43ª), Uruguai (46ª) e México (53ª).

Veja a posição de outros países:

Noruega: 1º lugar
Suécia: 2º lugar
Austrália: 3º lugar
Holanda: 5º lugar
EUA: 8º lugar
Japão: 9º lugar
Suíça: 11º lugar
França: 16º lugar
Alemanha: 19º lugar
Espanha: 20º lugar
Itália: 21º lugar
Argentina: 34º lugar
Chile: 43º lugar
Costa Rica: 45º lugar
Uruguai: 46º lugar
México: 53º lugar
Brasil: 72º lugar
Paraguai: 89º lugar
China: 94º lugar
Angola: 166º lugar
Serra Leoa: 177º lugar (último)

São considerados três aspectos para o cálculo do índice: 1) a longevidade, medida pela expectativa de vida da população ao nascer; 2) o acesso ao conhecimento, que utiliza a taxa de alfabetização dos habitantes com 15 anos ou mais e o percentual de matrículas nos três níveis de ensino; e 3) a renda, medida pelo PIB (Produto Interno Bruto) dividido pelo número de habitantes e ajustado ao poder de compra do dólar em cada país.

Os dados utilizados pelo Pnud têm um atraso de dois anos, ou seja, o IDH-2004 usa estatísticas sociais de 2002.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional