Brasil sediará 7º Encontro Ibero-Americano
do Terceiro Setor em 2004

Por: GIFE| Notícias| 22/09/2003

MÔNICA HERCULANO
Repórter do redeGIFE

De 16 a 19 de maio de 2004, o Brasil abrigará o 7º Encontro Ibero-Americano do Terceiro Setor – Cidadania e suas Múltiplas Dimensões. O evento, um dos maiores do mundo sobre terceiro setor, será organizado pelo GIFE e acontecerá no Hotel Transamérica, em São Paulo (SP).

Serão cerca de 800 participantes de toda a Ibero-América (América Latina, Portugal e Espanha), representando os diversos setores da sociedade – empresas, institutos e fundações empresariais, ONGs, órgãos governamentais, imprensa, universidades e centros de estudos. O Encontro será um espaço de reflexão sobre os conceitos e práticas da cidadania, produção de conhecimento e intercâmbio sobre o terceiro setor na Ibero-América e aprofundamento das análises sobre condições e mecanismos que possibilitem a participação e articulação entre os diversos atores do terceiro setor.

Juntamente com o Encontro Ibero-Americano, acontece a terceira edição do Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, com o propósito de ampliar e aprofundar as discussões sobre as políticas de investimento social privado no país.

“”Nos países onde ocorrem, os Encontros Ibero-Americanos vêm deixando um rastro de organização civil, e isso não deverá ser diferente em nosso país. Esperamos aprofundar o diálogo não só com os países e organizações co-irmãs da Ibero-América, mas também com o próprio governo brasileiro””, afirma Léo Voigt, presidente do GIFE.

A partir de outubro e até maio de 2004, o redeGIFE terá uma edição especial por mês, trazendo todas as informações sobre o 7º Encontro Ibero-Americano do Terceiro Setor e o 3º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado. A partir de novembro, terão início as inscrições e um site trará todas as informações sobre o evento.

História – No início da década de 90, com o objetivo de fortalecer a sociedade civil nos países ibéricos e latino-americanos, um grupo de lideranças da Espanha, Brasil, Colômbia, Argentina e México formou o Movimento Ibero-Americano do Terceiro Setor. Em encontros bienais, especialistas e profissionais da área reúnem-se para avaliar a evolução e os desafios do setor e promover o intercâmbio entre os países da região, estimulando a discussão do cenário social, bem como o fortalecimento das ações de organizações da sociedade civil.

Em 1992, a Espanha recebeu o primeiro encontro, tendo como temas principais o mundo fundacional e seus aspectos legais. O segundo, no México, discutiu a temática filantrópica e suas relações institucionais e econômicas. Com a coordenação do GIFE, em 1996, o 3º Encontro Ibero-Americano do Terceiro Setor aconteceu no Rio de Janeiro, onde foi debatido o fortalecimento do terceiro setor.

Já em 1998, na Argentina, o quarto encontro tratou do contrato social e do papel do terceiro setor. Na Colômbia, em 2000, a quinta edição do evento centrou-se sobre a relação entre terceiro setor e Estado. Na última edição, realizada no ano passado, em Barcelona (Espanha), discutiu-se as relações entre terceiro setor e mercado.

Para esta sétima edição, o Brasil foi escolhido, pois é percebido na América Latina como uma referência. “”O país vem confirmando sua posição de referência em experiências político-democráticas, constituindo uma sociedade com avançados processos de participação civil e construção de soluções políticas de consenso para nossos maiores desafios. São estas experiências que vêm despertando o interesse dos irmãos latino-americanos e de todo o mundo. Muitas instituições e lideranças demonstram claro interesse em se aproximar da experiência que estamos desenvolvendo e este encontro é visto como uma singular oportunidade para isso””, afirma Voigt.

Congresso GIFE – Também a cada dois anos, o GIFE realiza um congresso nacional, no qual busca-se debater, consolidar e disseminar os conceitos e as práticas do investimento social privado no Brasil. O evento congrega organizações privadas, profissionais, empresários envolvidos e interessados no tema, possibilitando a troca de informações e de tecnologias sociais empregadas em projetos de sociais, além de favorecer o estabelecimento de parcerias estratégicas.

O I Congresso Nacional sobre Investimento Social Privado – Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Brasileiro foi realizado em 2000, na cidade de Vitória (ES), em parceria com a Fundação Otacílio Coser.

No ano passado, cerca de 400 pessoas reuniram-se em Fortaleza (CE) e acompanharam as apresentações de 41 palestrantes nacionais e internacionais sobre a articulação entre os poderes público e privado na construção de uma nova ordem social, tema do II Congresso Nacional sobre Investimento Social Privado, realizado em parceria com a Fundação Demócrito Rocha.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional