Brasileiro quer rigor sobre meio ambiente

Por: GIFE| Notícias| 09/11/2009

Nos preparativos para a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), que acontecerá em dezembro, em Copenhague (Dinamarca), o Grupo HSBC divulgou os resultados da pesquisa HSBC Climate Confidence Monitor 2009, realizada em 12 países. Pelo levantamento, o Brasil é o país que mais acredita na importância de acordos climáticos e que 90% dos brasileiros são a favor de metas rigorosas de redução de emissões de gases.

O estudo, que é realizado anualmente, aborda quatro vertentes relacionadas às Mudanças Climáticas: as preocupações das pessoas com o tema, sua confiança e comportamento além da iminente discussão sobre o assunto. Ao todo, foram 12 mil entrevistados entre Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Malásia, México, Reino Unido e Estados Unidos.

Segundo o levantamento, em todo o mundo, as pessoas também estão se engajando mais em reduzir – pessoalmente – suas emissões de carbono. A confiança de que os governos estão fazendo o possível continua baixa nos resultados de 2009, e o otimismo em relação à habilidade de solucionar os problemas resultantes das Mudanças Climáticas também diminuiu radicalmente.

Paralelamente, a expectativa dos pesquisados no acordo global de Copenhague para redução de emissões é muito alta.

Segundo 86% dos entrevistados, o Brasil é o país que mais acredita na importância do acordo, que deverá substituir o protocolo de Kyoto antes que ele expire, em 2012. Em seguida vem o México, com 83% e a China, com 75%. O índice mais baixo foi o dos Estados Unidos, onde apenas 45% da população acredita na importância deste acordo.

No que tange questões globais, a preocupação com a mudança climática no Brasil fica em quarto lugar, mostrando que o assunto é de extrema importância para a população. Em primeiro lugar, está a violência cotidiana, seguida da pobreza e das doenças pandêmicas – estas últimas são explicadas pela gripe Influenza A (H1N1).

No México, o destaque está na questão da mudança climática ser o tema que mais preocupa os entrevistados, enquanto nos Estados Unidos a questão fica atrás apenas dos desastres naturais.

Consciência e Atitude
Outro tema analisado na pesquisa foi o comprometimento pessoal com a mudança climática. Isto é, o que cada indivíduo faz efetivamente para evitá-la.A pesquisa indica que 82% dos entrevistados globalmente já fazem coleta seletiva dos resíduos produzidos em casa, 70% adotam alternativas domésticas que reduzam o consumo de energia e 65% dirigem seus automóveis cuidadosamente a fim de usar menos combustível.

Ainda relacionado ao comportamento individual, foi analisada a questão dos “”produtos verdes””. O brasileiro é o povo mais propenso a adquiri-los, sendo que 36% os comprariam se sentissem que o produto faria uma diferença positiva. Curiosamente, 22% apenas levariam um desses produtos para casa se não houvesse custo extra.

Um dado importante do estudo é a compreensão sobre o futuro. Nesse ponto, os entrevistados parecem extremamente pessimistas Em 2007, 23% deles acreditavam que as mudanças climáticas seriam reduzidas, enquanto que em 2009, apenas 17% creem nesta possibilidade.

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